Por que eu escolhi trabalhar no isaac?

Bruna Rizzardo Fiorentin
isaac tech
Published in
4 min readAug 4, 2021

Sabe aquele momento final das entrevistas no qual o entrevistador abre um espaço para que os candidatos façam as suas perguntas? A pergunta que eu mais venho recebendo é, coincidentemente, a que eu mais gosto de responder:

Por que você escolheu trabalhar no isaac?

Desde meu primeiro contato com o isaac, o propósito de transformar a educação do Brasil me conquistou.

Sempre estudei em escolas públicas, e sempre tive o privilégio de ouvir dos meus pais que minha única responsabilidade era estudar para garantir o meu futuro. Eu ia bem na escola e achava que meu futuro estava de fato garantido. Até começar a estudar para o vestibular, quando percebi que apesar de minhas boas notas, meu conhecimento era muito raso e insuficiente. Esta foi a primeira vez que constatei que as pessoas partem de posições muito diferentes em busca de um mesmo resultado — neste caso, a aprovação para uma Universidade Federal.

Mas eu consegui, porque meus pais me colocaram em um cursinho pré-vestibular muito bom por 7 meses. Estudei muitas horas por dia, e fui aprovada na UFRGS — até então, eu achava que era a melhor universidade do mundo. E ela foi ótima para mim, não me entenda errado, eu apenas não conhecia a relevância de ITA ou USP, por exemplo; o nome dessas universidades nunca tinha aparecido na minha vida escolar.

Na faculdade, tive uma estrutura que me permitiu continuar focando apenas nos estudos. Continuei buscando boas notas e, com isso, fui incentivada por algumas professoras para concorrer a uma bolsa do governo francês, que eu consegui, para estudar em uma das renomadas “grandes escolas” de engenharia de lá, a École Centrale Paris. Essa experiência transformou a minha vida, ao mesmo tempo que me fez ver, com muito mais clareza, como há desigualdade de oportunidades no mundo, e como poucas pessoas que vieram das mesmas escolas que eu tiveram a mesma sorte.

Isso tudo me fez começar a refletir sobre os privilégios que tive e que me permitiram conquistar o que conquistei, e sobre como a educação foi importante para mim. As influências e incentivos que recebemos pelo nosso caminho podem ditar o rumo de nossas vidas, e eu sou muito grata aos meus pais e às minhas professoras. Isso criou em mim um desejo de quem sabe conseguir ajudar a educação a ter uma influência positiva na vida de outras pessoas também.

Voltando ao isaac, quando ouvi falar pela primeira vez sobre a empresa, sobre o objetivo de transformar a educação do Brasil, o match foi instantâneo. Logo no início das conversas, me apresentaram um TED Talk de um dos fundadores, o David Peixoto, que falava sobre a ONG Primeira Chance fundada por ele e pelo Ricardo Sales, também fundador do isaac, e explicava como era difícil para estudantes de baixa renda saírem do ciclo no qual estavam inseridos e passarem para um ciclo de melhores oportunidades. Não sou de uma família de baixa renda, mas pude entender pela minha experiência que as oportunidades não são iguais para todo mundo. Por isso, quando entendi que esse era o propósito genuíno que levou ao nascimento do isaac, eu não tive dúvidas que queria fazer parte desta empresa que vai transformar o Brasil.

E voltando à pergunta inicial, ela geralmente não vem sozinha. Logo na sequência, é normal ouvir:

E por que você continua no isaac?

Simplesmente porque eu não estou sozinha em ter uma ligação especial com a educação aqui dentro, o propósito do isaac é muito forte em todos nós! Tenho muita confiança de que sim, estamos empoderando escolas para reescrever o amanhã.

E isso é visível na nossa cultura. Estou na empresa há 4 meses e faço parte do time de Dados (e aqui, tudo começa com dados), como Business Analyst. Em muitas outras empresas, nestas mesmas condições, eu teria apenas uma visão interna dos desafios. Mas no isaac, nós lutamos para conquistar o coração dos nossos clientes.

Eu já participei de, no mínimo, três encontros diferentes com gestores de escolas parceiras. São fóruns de discussão aberta, muito transparentes e construtivos, onde ouvimos tanto o que está funcionando bem quanto o que precisamos melhorar, quais são as certezas e quais são as preocupações em relação ao futuro. Saímos todos sempre muito inspirados, e cheios de ideias para colocar em prática. Gostamos de construir e não economizamos energia.

E seguimos com esse espírito no dia a dia. Para quem gosta de um ambiente em construção e em pleno crescimento, aqui é o paraíso. Em todas discussões, é muito visível a vontade de gerar transformação, o desejo de desafiar o status quo e criar soluções novas, simples e bonitas, tudo para facilitar a gestão escolar e devolver mais tempo livre para as escolas se ocuparem com o que mais importa: a educação.

É por isso que eu continuo até hoje. Afinal, o desafio é grande, mas o sonho é maior ainda. E com o time forte, diverso e feliz do isaac, tudo é possível!

OBS: tá vendo as partes em negrito aqui no texto? São alguns dos nossos valores :)

Se você, assim como eu, acredita no poder transformador da Educação, vem ser isaacker! Acesse a nossa página de carreiras para conferir as vagas abertas: https://carreiras.olaisaac.com.br/

--

--