para Fernanda

Mayara Blasi
Isso Não é um Jogo
2 min readJun 29, 2023
Lieke van der Vorst

queria perguntar como é isso
de envelhecer e continuar jovem
tenho tomado o mesmo caminho
a arte, Fernanda
até aqui nada que indique um futuro tranquilo
como é
como foi que
espera
não sei se quero respostas
queria que você me contasse algo como
percebi um pássaro fazendo ninho na árvore da esquina. só parei de observar aquele esforço, galho, galho, galho, quando doeu meu pescoço
ou talvez
faz muito tempo que não como um bom pudim
posso te buscar, a gente dá uma volta na quadra
você me mostra o ninho
vou elogiar o brilho do seu cabelo
testamos pudim por pudim
como foi isso de ser Fernanda depois de ter sido Arlette
enquanto você é Arlette?
quero saber se gosta de vinho, tinto
tenho um aqui que não paguei caro, também não foi barato
posso levar de presente
meu avô nasceu três anos antes de você
morreu
você, além de não ter morrido, tá viva
se você topar uma caminhada vou fingir não ficar su-per empolgada
ao te ouvir cantar baixinho uma música
enquanto esperamos o sinal abrir
você prefere o branco pras toalhas de banho?
vale a pena guardar um segredo?
tô cansada de gente morrendo e não posso te pedir isso
não morre Fernanda
vão noticiar que seu nome verdadeiro é Arlette
você tem um tênis bom?
acho as calçadas um tanto irregulares por aqui
você já perdeu a paciência com alguém jovem
porque esse alguém ficava falando besteira?
eu por exemplo posso fazer muitas perguntas sem comentar seu trabalho
o que é inaceitável
central do brasil, então
meu avô
se fosse pra se aborrecer fingia que não ouvia
mas você aí com seus o quê
94 anos?
me conta quando foi que começou a se sentir velha
você se sente velha?
você acredita que o céu fica parado e as nuvens passam?

gente, por favor
alguém tem o telefone da fernanda
montenegro?
faz horas que tô falando sem que ela escute
preferia ligar, combinar esse rolê
com sorte ela é da espécie que atende o telefone
e toma café com leite numa xícara duralex

Todo mês tem texto novo, na frequência que a vida deixar. Se você quiser receber nossas próximas histórias direto no seu e-mail é só se inscrever aqui.

Acesse nosso arquivo para ler as histórias anteriores.

--

--