27 situações para identificar um relacionamento abusivo.

Werner Neto
Isto Não é um Artigo Científico
3 min readDec 11, 2017

Descubra se está em um relacionamento abusivo e como a Universidade me ajudou a entender esse assunto.

Chega a ser estranho pensar na pessoa que eu era antes do ambiente universitário e a pessoa que eu sou hoje. Relacionamento abusivo não é uma coisa engraçada e muitas pessoas nem sabem do que se trata ou que estão dentro de um relacionamento desse tipo. O abuso dentro de um relacionamento é visto em grande parte nos amorosos, mas isso não exclui a possibilidade de acontecer em relacionamentos de amizade e familiar, em virtude disso acho interessante te contar a minha história.

Assim que entrei na universidade e comecei a participar dos debates feitos em sala, a conversa com os amigos e as desconstruções de padrões dentro desse ambiente, passei a analisar a minha vida, do que ela era e o novo caminho que ela estava tomando. Nesse meio tempo, olhei para situações que eu passei tanto em namoro quanto em qualquer outro tipo de relação e algumas foram realmente marcantes. No meu primeiro relacionamento amoroso, o abuso psicológico foi problemático, onde eu fazia tudo o que ele queria embasado no pseudo-sentimento mútuo existente. Relações abusivas são se restringem ao âmbito amoroso, inúmeras vezes já “engoli” xingamentos e brincadeiras homofobicas em virtude do respeito aos mais velhos e o famoso “esquece isso, somos uma família”.

É importante chamar atenção para relacionamentos abusivos, a universidade me abriu os olhos para esse tema e me vejo no dever de alertar que ninguém é obrigado a fazer nada que não quer, ninguém é dono de ninguém, ninguém tem o direito de fazer você se sentir mal e calar sua boca. A seguir, listo algumas situações abusivas, se já tiver passado por qualquer uma delas, seja no namoro, casamento, família ou círculo de amigos, fique atento, isso não está certo.

27 situações de relacionamento abusivo, se você se enquadrar em uma delas abre seu olho.

(Estou usando gênero do masculino para o feminino, mas se sinta livre para aplicar o gênero que achar apropriado)

1- Ele nunca concorda com você

2- Ele sempre sabe o que é melhor pra você em qualquer ocasião

3- Ele é extremamente ciumento

4- Faz chantagem emocional quando quer alguma coisa

5- Ele te afasta dos teus amigos

6- Ele te humilha com “brincadeiras” na frente (ou não) de amigos

7- Você é sempre a burra que não sabe fazer nada

8- Se você se irrita, ele fala que é histeria

9- Você prefere não entrar em discussão ou se anula por medo de conflito

10- Ele já gritou com você?

11- Ele já te bateu

12- Ele duvida do seu amor e sempre pede para você provar

13- Ele já te mandou trocar de roupa

14- Ele acha que maquiagem ou batom vermelho é coisa de puta

15- Ele faz o discurso de “mulher minha não…”

16- Ele diminui suas conquistas

17- Ele diz que você não é ninguém sem ele

18- Ele jura que dessa vez vai ser diferente

19- Ele olha seu celular e te controla quando mexe nele

20- Para ele você não pode ter amigo homem

21- Todas as suas amigas são classificadas como putas

22- Você é obrigada a transar sempre que ele quer

23- Você transa contra sua vontade apenas para satisfazer o ego dele

24- Ele não se importa com o seu prazer na cama

25- Ele acha que seus familiares se metem no relacionamento de vocês

26- Ele exclui escondido ou pede para que você exclua certos amigos das redes sociais

27- Ele é o único que te “atura”

Caso tenha se incluído em alguma dessas situações, procure ajuda e se distancie desses relacionamentos. Caso queira fazer denuncia, basta ligar, gratuitamente, para o número 180. Nesse link tem mais informações sobre relacionamentos abusivos: https://goo.gl/U8oViX

--

--