Arte e música como aliadas no combate a depressão entre o universitários.

Ranner Barbosa
2 min readDec 11, 2017

--

foto: mulher com fones de ouvido ouvindo música

A depressão é desencadeada por diversos fatores que costumam variar de indivíduo para indivíduo. Com o início da vida acadêmica chegam responsabilidades e durante esse período cercado de pressões, muitos não conseguem lidar com o turbilhão de novidades que esta por vir. As diversas demandas que surgem acabam trazendo estresse, pressões e angústias ao universitário.

O que começa como uma certa dificuldade para lidar com questões desse período da vida, pode evoluir até problemas mais sérios, desencadeando danos a saúde. Esses danos não são necessariamente físicos, mas sim mentais. Um dos mais comuns é a depressão, que afeta diretamente a vida cotidiana do aluno, e consequentemente afeta também seu desempenho acadêmico.

Um estudo recente feito pelo IBGE mostra que 58,5% dos universitários que frequentam o ensino superior são jovens entre 18 e 25 anos. Já um estudo de 2012 da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (ANDIFES) traz a tona uma alarmante questão sobre a saúde mental entre essa parcela de jovens. Segundo a pesquisa, cerca de 15% dos estudantes universitários apresentam casos depressão, sendo 4% desses mesmos estudantes estando na faixa etária entre 18 e 25 anos. Com o crescimento de casos de doenças relacionadas a saúde mental, é importante não só se debater com mais frequência sobre o assunto, como também é preciso se falar sobre medidas de prevenção e acolhimento para quem sofre de algum problema relacionado a essa questão.

Uma pesquisa recente da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia revela um possível e importante aliado no combate a depressão: a arte. Segundo o estudo, pessoas que têm contato com diversas formas de arte sentem mais saudáveis em relação a saúde mental.

Você já sentiu mais feliz por tocar o seu instrumento musical favorito? Assistir um filme junto dos seus amigos te faz bem? Ou por exemplo, ao ouvir o álbum daquela banda que você ama você acaba se sentindo mais relaxado e menos ansioso? Pois saiba que ciência esta do seu lado. Por isso, além dos já conhecidos métodos de tratamento da saúde mental, experimente sempre fazer ou participar de atividades de cunho cultural. Vá a museus ou assista aquela peça que você tanto quer assistir. Toque novos instrumentos e ouça bastante música. Vá ao cinema ou assista um filme na companhia dos seus amigos. O importante é que todas essas atividades, aliadas a dezenas de outras, são importantes aliados na manutenção de uma vida saudável quando se trata da própria mente.

Outros assuntos referentes a arte ou s questões que envolvem o mundo universitário você encontra em: Isto não é um artigo científico

--

--