Para quem está começando agora: Algumas palavras úteis (Ou não)

Ivy Souza
Isto Não é um Artigo Científico
3 min readDec 10, 2017

--

Quando penso sobre a vida acadêmica percebo que o tempo passou muito rápido. Há três anos eu iniciava o primeiro período da faculdade e mal imaginava a trajetória pela qual seguiria. Hoje, terminando o sétimo período, consigo olhar para trás e colocar em perspectiva todas as mudanças pelas quais tive que passar desde o início dessa história. Todas foram significativas mas nenhuma foi tão marcante e intensa como o choque de sair da escola e entrar na universidade.

Primeiro são as matérias diferentes, depois os horários as vezes irregulares, os professores que não se importam muito se você não aparecer nas aulas, a quantidade enorme de textos e as folhas e mais folhas de provas feitas. Depois de alguns meses bate aquela vontade de voltar para a escola quando as coisas eram mais fáceis. A mudança no esquema de estudo nem sempre é ruim, algumas pessoas realmente gostam do fato de ter mais liberdade para ir e vir, para desistir das matérias se quiser, para ler ou não os textos passados. Toda essa liberdade é boa sim, mas intimidante ao mesmo tempo. Enquanto há pessoas que se sentem presas na escola, presas por todas as normas e obrigações, há também aqueles que se sentem confortáveis em um sistema controlado, que se sentem seguros de alguma forma. A maioria das pessoas que eu conheço prefere muito mais estar na universidade do que na escola, eu não sou uma delas. Talvez você também não seja e talvez as mudanças sejam difíceis e te façam se sentir mal. Mas vai ficar tudo bem, uma hora ou outra.

Você vai fazer amigos na faculdade também, vai achar um grupo ao qual se juntar também. Pode demorar um pouco mas vai acontecer. Diferente da escola, alguns professores não vão se importar com a sua frequência ou com as suas notas, mas você vai aprender a lidar com isso por si mesmo, não vai ser tão difícil. Não vai ter mais uniforme e suas roupas “de sair” vão acabar ficando gastas mais rápido. Para essa não tem solução, infelizmente. As preocupações com futuro, carreira, dinheiro serão constantes e provavelmente mais intensas a cada semestre. Mas mesmo que tudo pareça querer te engolir, não tem problema parar e respirar um pouco, isso é tão importante quanto esse futuro incerto. Suas horas de sono e a qualidade dele também vão mudar, possivelmente. Não para melhor, sinto dizer. Mas você também vai se acostumar. Quando chegar a hora de decidir para qual área você quer ir vai ser meio complicado e confuso, o TCC vai te dar muita dor de cabeça, mas tudo vai se encaixar.

Sair da escola e entrar na universidade é uma mudança brusca que atinge cada um de formas diferentes, mas a verdade é que ninguém está preparado para ela. Porque a escola só te prepara para o vestibular, mas a faculdade é bem mais do que isso, muito mais. Se você está meio perdido e preocupado agora, saiba que isso é normal e não precisa arrancar os cabelos achando que esse negócio de ser adulto é muito complicado. É complicado mesmo, mas uma hora a gente pega o jeito. Infelizmente não dá para voltar para a escola, quando as coisas eram mais simples e tranquilas, seguir em frente faz parte da vida e esse é mais um ciclo encerrado. O que eu queria dizer é: Vai ficar tudo bem, mesmo. Você vai se adaptar às mudanças, vai aproveitar esse novo ciclo e quando chegar lá no final vai perceber que passou até rápido e que tudo valeu a pena.

Se você quiser saber mais sobre as mudanças que acontecem com a entrada para a faculdade, leia esse texto.

--

--