Momentos de hiato

Mariana Tuyuty
Itália, che bella!
2 min readDec 23, 2018

Faz mais de quatro meses que eu não escrevo aqui, mas porque faz mais de quatro meses que nada acontece no meu processo.

Em Agosto eu fui surpreendida com a notícia de que a certidão de nascimento do meu antenato havia sido encontrada na Itália. Recebi o documento como se fosse folhado a ouro. Podia, finalmente, seguir com meu processo. Será mesmo que podia?

Com toda essa historia de eu ficar pulando de linhagem em linhagem, acreditei que já tinha todos os documentos em mãos, mas ainda faltava um. A certidão de casamento do Antenato no Brasil.

Tudo levava a crer que esta certidão encontrava-se na cidade portuária aonde ele, e a mulher que viria a ser sua esposa, desembarcaram. Entretanto, para meu azar, a Diocese da cidade de Paranaguá tem fama de ser a menos prestativa com os descendentes de imigrantes que a procuram.

Isto quer dizer que desde agosto eu envio dois e-mails por mês sem nenhuma resposta, além das inúmeras ligações infrutíferas aonde a pessoa do outro lado da linha apenas repete o mesmo mantra “não respondemos nada por telefone, por favor entre em contato por e-mail”.

Podia estar finalizando 2018 junto com uma ou até mesmo duas etapas do meu processo também finalizadas. Mas na virada da noite do dia 31 o pedido será por mais sorte na busca desse ultimo documento, para, quem sabe, estar finalizando o processo inteiro no final do ano que está por vir.

Que 2019 traga mais sorte pra todos nós.

--

--