10 ferramentas de produção enxuta para aumentar a competitividade no agronegócio e na pequena e média indústria brasileira

A produção enxuta, também conhecida como Lean Manufacturing, é um conceito que surgiu no Japão após a Segunda Guerra Mundial, e foi idealizada por uma montadora de veículos mundialmente conhecida. Este processo envolve a gestão de operações voltadas a eliminar o desperdício de materiais, e se tornou uma forma alternativa ao excesso de produção em massa, evitando grandes perdas.

O agronegócio é um setor onde utiliza muito da produção enxuta, devido ao crescimento da agricultura de precisão, o uso de insumos agrícolas industriais e também com a mecanização do campo de forma intensificada. Isso criou um novo conceito para a produção de alimentos, sob uma maneira com menos desperdícios e mais eficiente.

Conheça as ferramentas para a produção enxuta

Hoje em dia, existem algumas ferramentas que produzem de forma mais econômica. Isso proporciona um aumento na competitividade do setor do agronegócio, e beneficia pequenas e médias indústrias brasileiras do setor.

Just in Time — esta ferramenta tem como objetivo de coordenar a produção de forma precisa, de acordo com a demanda. Isso permite a produção de variados modelos, sem que ocorram atrasos, e tudo na quantidade necessária, sem desperdícios.

Programa 5S — é um programa que ajuda a manter ambientes de trabalho mais limpos e organizados. Este contribui para evitar o descarte de materiais. Além disso, auxilia na mudança de comportamentos e atitudes dos funcionários, de forma que estas trabalhem de forma mais produtiva e satisfatória.

Padronização do trabalho — traz uma descrição mais simples e prática das atividades de trabalho, com a inclusão do tempo de ciclo, a sequência a ser feita, e qual é o estoque mínimo presente para iniciar as tarefas.

Takt Time — é o que define o ritmo da produção. Se dá pela frequência para produzir um determinado produto, de forma a sincronizar a velocidade de produção ao ritmo das vendas, atendendo a demanda do mercado.

Fluxo de valor mapeado — isso funciona para detalhar sobre como a produção deve operar para criar fluxo. Traz ícones e símbolos que mostram o fluxo de materiais.

Kaizen — presente ainda na criação da produção enxuta pelos japoneses, esta abrange todo o conjunto de técnicas orientais que permitiram ao país a atingir o reconhecimento no setor industrial.

Andon — é um painel luminoso que fica em um lugar visível na produção, e transmite o tipo de problema via luzes indicadoras, no que mostra a necessidade de auxílio. Este painel pode avisar sobre o não funcionamento de uma máquina, se há um problema na qualidade, ou falta de matéria prima para a produção.

Rota de abastecimento — sua principal função é de fazer fluir a matéria prima. Esta rota tem elementos importantes como o percurso a ser percorrida a carga.

Poka-Yoke — são dispositivos à prova de erros. Estes previnem a execução irregular de determinada tarefa.

Heijunka — deixa a produção de forma nivelada, o que permite que tudo funcione de maneira uniforme por pequenos lotes.

Estas são as dez ferramentas necessárias para a produção enxuta, e que podem ajudar no agronegócio de pequenas e médias empresas.

--

--

Fernando Maquiaveli
IT Performance Tranformação Digital e Negócios

DREAM AND WORK HARD UNTIL YOUR DREAMS COME TRUE. Founder at Inovacademy.com, open innovation , Lean Thinking, Agile pragmatist. Entrepreneurship evangelist.