Aprendi na prática que empreender é uma maratona desafiadora que vale a pena.

“Nunca desista antes de tentar, se desistir você se arrependerá a vida inteira por não ter tentado. Mas se você tentar e não conseguir, você deve sair de cabeça erguida por que você tentou fez o seu melhor e não desistiu.” David C. Haubert

Destaque-se na multidão

Para quem está na plateia assistindo uma palestra sobre empreendedorismo, tudo parece muito fácil, o storytelling cria uma atmosfera romântica e envolvente. Só que a realidade vivida de dentro, quando você está mergulhado de corpo e alma no negócio é bem diferente. Empreender é muito mais difícil do que parece, demora mais tempo do que a gente imagina e você acumula cicatrizes dos muitos tombos que leva até aprender e acertar.

Somente quando paramos um instante pra refletir sobre tudo que acontece na vida da gente é que nos damos conta da quantidade de energia e esforço investidos para construir um sonho a partir de um propósito maior. Quantas idas e vindas, as inúmeras noites de insônia acompanhadas da falta de grana, da dúvida se estamos no caminho certo e das perguntas mais cruéis que o travesseiro não para de fazer: “Será que devo desistir?”, “Estou no caminho certo?”, “O que eu estou fazendo de tão errado?”.

A ideia da IT Performance se materializou em 2011 (me dei conta disso essa semana quando tive que renovar o domínio depois de 8 anos) e a Inovacademy.com é a evolução do projeto TeenPreender (a minha CRIA do Empretec), e já se vão mais 10 anos desde que decidi que empreender seria o caminho que eu seguiria. A minha visão sobre o legado que eu quero deixar no mundo sempre foi clara, e o desejo de empreender sempre foi muito forte dentro de mim.

Mas assim como muitos amigos de jornada empreendedora, minha vida profissional começou no mundo corporativo. Costumo repetir com frequência que a droga mais viciante do planeta se chama salário e só quem já vivenciou a crise de abstinência sem o dinheiro entrando na conta regularmente todo mês vai entender o que estou dizendo. Demorei quase 20 anos para tomar coragem, sair da zona de conforto e me reinventar e inovar. E mais coragem ainda (embora eu considere loucura mesmo), para dar o salto de fé tão necessário para se iniciar a jornada empreendedora real.

Hoje é um marco na minha vida, estar a caminho do vale do silicio, o lugar que inspira tantos empreendedores ao redor do mundo, com a missão e objetivo de beber na fonte do conhecimento e referência em inovação, tecnologia e conhecimento para poder compartilhar com as pessoas e ajudar outros empreendedores. Futuros empreendedores, os jovens que estão começando a vida agora ou aqueles não tão jovens de idade mas sim de espirito, que como eu estão em busca de uma vida que faça sentido.

Agora imagina isso tudo tendo ao seu lado como parceiros, sócios e amigos as pessoas mais importantes do mundo pra você? Essa nova fase da jornada começa com a parceria de dois carinhas fantásticos, Bruno Maquiaveli e Leonardo Maquiaveli, meus filhos! (A Bárbara ainda vem pra esse time, se liga aí).

A jornada é difícil, ao escolher empreender tenha em mente que correrá uma maratona, portanto não tente aplicar a estratégia de uma corrida de 100 metros. Se prepare, estude, converse com muitas e muitas pessoas, avalie os riscos, mas não fuja deles, cultive amigos de verdade que possam estar ao seu lado sem interesses oportunistas e guarde energia porque você vai precisar. Cuide do corpo e da mente, essas serão suas ferramentas mais valiosas.

Passar por tudo isso vale a pena e desistir não é uma opção.

Fernando Maquiaveli é o fundador e CEO da IT Performance Transformação Digital e Negócios e Co-Fundador da Inovacademy.com.

Para saber mais acesse www.itperformance.com.br e www.inovacademy.com

--

--

Fernando Maquiaveli
IT Performance Tranformação Digital e Negócios

DREAM AND WORK HARD UNTIL YOUR DREAMS COME TRUE. Founder at Inovacademy.com, open innovation , Lean Thinking, Agile pragmatist. Entrepreneurship evangelist.