SAC 4.0: a evolução do serviço de atendimento ao consumidor

Alexandre (#oale)
itau-data
Published in
6 min readAug 16, 2022
Fonte: imagem ilustrativa da própria pesquisa (1.0)

Proporcionar interações intuitivas e serviços eficientes é um desafio exponencial para muitas empresas. Como a implementação do SAC 4.0 pode contribuir para melhorar o relacionamento com o cliente?

Disclaimer: este artigo tem como objetivo apresentar uma abordagem à análise exploratória de potenciais problemas de negócios e trazer soluções que vão orientar as etapas estatísticas (ou ciência de dados), permitindo, assim, identificar de forma mais assertiva os comportamentos e necessidades dos clientes aplicado às centrais de atendimento.

Introdução
O termo indústria 4.0 foi mencionado pela primeira vez na Feira de Hannover, 2011. Foi cunhado a partir de um projeto estratégico voltado para tecnologia do governo alemão (14). Logo, o conceito de SAC 4.0 nada mais é que a evolução do serviço de atendimento ao consumidor unindo inovações tecnológicas — habilitadores -, principalmente, foco na experiência e sucesso do cliente.

E se quiséssemos estimar a frequência de ligações de clientes em um certo intervalo de tempo? Como obter essa resposta através da estatística probabilística?

Teoria de Filas (Pesquisa Operacional)
Primeiramente, é importante ressaltar que a teoria de filas é um setor da Pesquisa Operacional (6) que utiliza conceitos básicos de processos estocásticos. E, de matemática aplicada para analisar o fenômeno de formação de filas, bem como suas características.

Fonte: Imagem Youtube (1.2) — (André Corleta, 2016)

Tipo de filas
Finita
As eleições do sistema brasileiro, por exemplo. À medida que ocorrem as apurações das urnas (cenário brasileiro) há uma redução da população (regiões).

Infinita
Uma fila bancária, como exemplo. Logo, enquanto o período de atendimento estiver disponível, não há limites de vezes para chegada ou saída de clientes (4).

Classificando o nível de paciência do cliente
Impaciente
Não quer esperar. Um exemplo disso é um restaurante, não adianta querer saciar sua fome sem que o prato seja totalmente disponibilizado pela cozinha (1). Existem os processos a serem cumpridos e etapas.

Paciente
Espera por um determinado produto ou serviço. As compras online são um ótimo exemplo, na maioria dos casos o processo de logística para entrega final na casa do cliente é determinado por um ‘SLA’, acordo de nível de serviço (do acrônimo em inglês: Service Level Agreement).

Limite
Aguardando atendimento em uma chamada telefônica. Tempo máximo de espera estipulado e mencionado ao cliente de maneira transparente. Pelo menos deveria!

Estudo de caso 1: determinando a probabilidade (SAC 4.0)

Fonte: imagem ilustrativa da própria pesquisa (1.3)

Um sistema de atendimento ao cliente (fraudes), recebe um total de 200 ligações por dia, considerando uma jornada de 6h de trabalho, de maneira aleatória e independente (de ocorrências anteriores). A média é de 33.3 ligações por hora.

Assumindo que a equipe deste Call Center trabalha somente em dias úteis qual é a probabilidade de que nenhuma ligação ocorra em um intervalo de 15 minutos?

Fonte: gifman.net (1.4)

Matemágica! Eitha que o trem lascou de vez. Calma!
Vamos entender a definição de alguns conceitos primeiro.

Método
Probabilidade
A distribuição de Poisson (1) nada mais é que uma distribuição estatística; criada por Siméon Denis Poisson e responsável por publicar em 1838 a teoria da probabilidade. É aplicável quando o número de possíveis ocorrências discretas é muito maior do que o número médio de ocorrências em um determinado intervalo de tempo ou espaço amostral.

Fórmula de Poisson

Fonte: imagem ilustrativa da própria pesquisa (1.5)

Solução (estudo de caso 1)

Fonte: imagem ilustrativa da própria pesquisa (1.6)

A probabilidade de que nenhuma ligação (ou evento) ocorra em um intervalo de quinze minutos (15min) é de 0,024%.

Visualização do gráfico

Fonte: imagem ilustrativa da própria pesquisa (1.7)

No gráfico acima, o valor de 0,024% (ponto de intersecção) representa a probabilidade de que nenhuma ligação (evento) ocorra em um intervalo de quinze minutos, dado que a jornada do colaborador corresponde de 0h até às 6h (referência à madrugada).

Bônus: estudo de caso 2 (fila bancária)

Fonte: Imagem Youtube (2.0) — (André Corleta, 2016)

Para o nosso propósito prático, vamos considerar que a nossa média de chegada é de 2 clientes em um intervalo de 30 minutos, de maneira aleatória e independente. Além de, assumir que a capacidade de atendimento dos operadores é de no mínimo 5 e no máximo 8 clientes por guichê.

Qual é a probabilidade de 5 novos clientes chegarem na fila em um intervalo de uma hora?

Expressão

Fonte: imagem ilustrativa da própria pesquisa (2.1)

Probabilidade

Fonte: imagem ilustrativa da própria pesquisa (2.2)

Assim, para um intervalo de uma hora (ou 60min), podemos concluir que existe a probabilidade de 34,97% de 5 novos clientes chegarem na fila.

A ‘geração’ do gráfico (case 2) é por sua conta, ok? :)
Envie nos comentários suas sugestões e/ou novas soluções. Será um prazer para nós visualizar outras formas de resolução destes problemas de negócio.

Ambiente de execução (experimento)
O experimento foi executado em uma estação de trabalho (computador) com as seguintes configurações:

Fonte: imagem ilustrativa da própria pesquisa (2.3)

Conclusão
Assim como o Marketing evoluiu junto ao comportamento do consumidor, as empresas de todos os portes estão despertando para a necessidade de modernizar o atendimento ao cliente através dos benefícios do SAC 4.0.
É importante ressaltar ainda que durante a transição tecnológica haja desvios e impactos, positivos ou negativos. Estes efeitos devem ser observados, mensurados e ajustados de acordo com a estratégia e contexto de cada empresa.

Autores: Alexandre (#oale) e Tales Lima Fonseca

Agradecimento: Alceu Costa, Lennon Cruz, Gustavo Bicalho, Diego Wesllen, Rodrigo Mello, Fellows e DED (Itaú Unibanco).

Referências:

  1. A. Zibetti. Processos de chegada Distribuição de Poisson. Probabilidade e Estatística para Engenharias utilizando o R (Studio) da Universidade Federal de Santa Catarina (2022)
  2. A. Corleta. Taxa de Chegadas — Pesquisa Operacional. Post em vídeo no Youtube (2016)
  3. C. C. Cavalcante, V. S. O. Ribeiro. Tópicos em Estatística para Engenharia. E-book no blog Osterne (2022)
  4. E. Bastos. Otimização de Estruturas de Filas. Post no github.io. (2018)
  5. D.G Kendall. Stochastic Processes Occurring in the Theory of Queues and their Analysis by the Method of the Imbedded Markov Chain. The Annals of Mathematical Statistics (1953)
  6. D. Lindley. The theory of queues with a single server. Mathematical Proceedings of the Cambridge Philosophical Society (1952)
  7. R. Bruns, S. P. Soncim, M. F. Sinay. Pesquisa Operacional: Uma Aplicação da Teoria das Filas a um Sistema de Atendimento . Artigo na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (2001)
  8. Anaconda. Anaconda offers the easiest way to perform Python/R data science and machine learning on a single machine. Website Anaconda Distribution (2022)
  9. Jupyter. Free software, open standards, and web services for interactive computing across all programming languages. Website Jupyter.org (2022)
  10. Pandas. Open source data analysis and manipulation tool, built on top of the Python programming language. Website Pandas.org (2022)
  11. Numpy. The fundamental package for scientific computing with Python. Website Numpy.org (2022)
  12. Matplotlib. Matplotlib is a comprehensive library for creating static, animated, and interactive visualizations in Python. Matplotlib makes easy things easy and hard things possible. Website Matplotlib.org (2022)
  13. R. Pires. Melhore o atendimento ao cliente com o SAC 4.0. Post no blog rockcontent (2022)
  14. IEDI. Indústria 4.0: A Quarta Revolução Industrial e os desafios para a Indústria e para o desenvolvimento brasileiro. Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (2017)

--

--

Alexandre (#oale)
itau-data

Hey buddies. Sup? I´m Ale. Fan of Science, Family, Music and R&D ˆˆ