Estratégia de Negócios em cenários desafiadores

Itaú Transforma
itau-transforma
Published in
3 min readMar 8, 2023

Flexibilidade e contexto ajudam a buscar as melhores soluções

Por Erika Alves e Carla Zidoi, agentes de Transformação do Itaú-Unibanco.

Entender contextos para buscar as opções mais condizentes e assim auxiliar uma tomada de decisão certeira em negócios. Podemos classificar esse como um escopo central de Estratégia de Negócios, uma das várias competências que temos no Escritório de Transformação do banco Itaú. Para atuar de modo consultivo junto aos negócios, ajudando a definir ou revisar suas estratégias, identificamos e analisamos elementos-chave que habilitam de forma contextualizada um conjunto integrado de escolhas.

Atuando dessa forma, podemos fazer com que o negócio seja melhor do que qualquer outro no serviço/produto ao cliente. Na prática, isso quer dizer ajudar os negócios a:

  • Entender seu estado ou cenário atual, considerando contexto interno e externo, avaliando temas como segmento, clientes, competidores, situação e estado do mercado, posição e market share e vantagem competitiva, entre outros.
  • Fazer escolhas estratégicas como o campo onde atuará/competirá e as teorias de como terá sucesso;
  • Identificar as competências que precisam desenvolver e gerir para suportar as escolhas anteriores.

Contextualizar para adaptar

Ao trazer a consciência dos elementos-chave para construção ou revisão de uma estratégia, essa competência ajuda na tomada de decisão, resultando em viabilidade, adaptabilidade e coerência para ampliar forças do negócio. Outro ponto que podemos destacar é o foco em trabalhar as fraquezas, mitigar ameaças e aproveitar oportunidades.

A Estratégia de Negócio como competência é fundamental também para nos ajudar a lidar com bloqueadores de resultado. Uma vez declarados os outcomes competitivos de uma estratégia, fica evidente o foco de atuação para investigação e tratamento desses bloqueadores, o que nos permite uma atuação mais efetiva e com resultados positivos tangíveis.

Respostas ágeis e contextualizadas

Embora possa parecer óbvio à primeira vista, é importante frisar que focar em Estratégia de Negócios não pode ter seu valor minimizado no dia a dia de qualquer organização que pretenda manter-se plenamente competitiva. Vamos deixar explícitos alguns argumentos que realmente corroboram e validam essa importância:

  • Proporciona respostas rápidas em termos de mudanças, auxiliando lideranças a entenderem o cenário atual do negócio em que estão inseridos, o futuro desejado e quais teorias possuem mais probabilidade de trazer os resultados esperados;
  • Possibilita aprendizados com erros e mudanças de rota, tornando produtos e processos mais inovadores e capazes de responder mais prontamente aos cenários desafiadores;
  • Reforça os laços entre cultura da empresa e processos inovadores, contribuindo fortemente para produtividade e atratividade.

No Escritório de Transformação, temos a plena certeza de que Estratégia de Negócios é aliada do nosso trabalho com business agility, pois auxilia o banco a responder mais rapidamente e de forma bem-sucedida a eventos inesperados que impactam seus negócios. Ao traçar e adotar estratégias contextualizadas e baseadas em flexibilidade, as lideranças do banco estarão cada vez mais conectadas com o mercado, atuando de forma profissional e atualizada, não se pautando assim em achismos e propensões.

--

--

Itaú Transforma
itau-transforma

Transformação digital e cultural em escala: Business, Organizational e People Agility, Complexidade, Change Management e muito mais!