Cicloturismo: de bike é que se vai longe

O Renan incentiva pessoas a utilizarem a bicicleta para viajar e superar obstáculos.

Itaú
Itaú
Apr 30, 2015 · 2 min read

O que fazer com essa tal “liberdade” quando um relacionamento chega ao fim? O Renan encontrou a resposta sobre duas rodas: pedalar!

Após o término de um namoro de 5 anos, ele começou a dar pequenas voltas de bike pelo bairro onde morava, como hobby. A terapia funcionou. Em pouco tempo, Renan começou a participar de grupos de pedalada. Foi aí que conheceu o cicloturismo — e ganhou uma nova paixão.

O cicloturismo é uma modalidade de pedalada que mistura esporte, transporte e viagem. A primeira do Renan foi de São Paulo a Santos, um percurso de cerca de 100 km — todo feito de bike.

A partir daí, foi um grude: ele passou a viajar com sua magrela quase semanalmente. O relacionamento foi ficando mais sério e acabou sendo oficializado na Pediverde, uma agência de cicloturismo em São Paulo.

Lá, Renan começou a atuar como guia voluntário e levar grupos de até 30 pessoas para viagens entre 40 km e 100 km, tudo de graça, compartilhando o amor pelas duas rodas. Além de guiar, ele ensina mecânica básica e dá todo o apoio psicológico para pessoas entre 10 e 70 anos que desejam começar a se aventurar pelas estradas de bicicleta.

E, enquanto isso, é claro, continua planejando suas viagens. Foi procurando companhia para pedalar até o Rio de Janeiro que ele conheceu o jornalista Felipe Fontes. Juntos, criaram o portal CicloMundo, onde dão dicas, tiram dúvidas e compartilham diários de bordo de viagens de bicicleta com iniciantes e experientes.

“A bicicleta é uma das formas mais ecológicas de se viajar. Além disso, um cicloturista tem uma experiência totalmente diferente de um turista tradicional, que acaba passando pelos lugares sem conhecer de fato as pessoas, o meio-ambiente e a geografia de lá”, diz Renan.

“E o cicloturismo ainda incentiva o turismo em lugares que não são pontos famosos, colaborando com o desenvolvimento das comunidades locais”.

E aí, qual é o seu próximo destino? ;-)


Histórias que mudam o mundo

Cultura, educação, mobilidade urbana, esporte. Suas escolhas #issomudaomundo

    Itaú

    Written by

    Itaú

    Estamos aqui para contar histórias sobre cultura, educação, esporte, mobilidade urbana e ações que mudam o mundo para melhor. Acompanhe em medium.com/itau ;-)

    Histórias que mudam o mundo

    Cultura, educação, mobilidade urbana, esporte. Suas escolhas #issomudaomundo

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade