Dia Mundial da Internet: 7 transformações e curiosidades da vida online

A Internet “nasceu” em 1969 nas universidades americanas, e tem até um tipo de aniversário especial: o Dia Mundial da Internet, comemorado em 17 de maio por todo o mundo. Aproveitamos a data registrando sete grandes avanços trazidos pela rede mundial de computadores às nossas vidas ;-)

Itaú
Itaú
May 11, 2016 · 7 min read

O 17 de maio surgiu na ONU como o “Dia Mundial da Sociedade da Informação”. E como a Internet e as redes proporcionaram uma gigantesca revolução da informação a data foi adaptada para celebrar a web,com eventos, premiações e discussões sobre o impacto e os desafios de um mundo conectado.

Éramos apenas 16 milhões de pessoas conectados em 1995, ano em que a Internet começou a ser comercializada no Brasil. Hoje são 3,4 bilhões de pessoas online, e o Brasil é o quarto país mais conectado do mundo, com 66.4% de sua população*, um altíssimo índice de acessibilidade digital.

*Fonte: InternetLiveStats

Ainda um fenômeno relativamente novo, estamos em um tempo em que muita gente viveu “AI” e também “DI” — antes da Internet, depois da Internet. Para quem compartilha essas memórias — e para quem é jovem e quer saber mais sobre um mundo que até pouco tempo atrás não era todo conectado, listamos agora sete dos mais revolucionários impactos e aspectos da Internet.

  1. “Erudição Instantânea”

Muito longe dos pesados e distantes livros, e bem perto de você, na sua casa, através de seu personal computer, a Internet proporcionou o que o perspicaz escritor Luis Fernando Verissimo chamou de “erudição instantânea”. Quer saber quem foi o principal pintor holandês do século 18? Quer detalhes de uma receita de ratatouille francês no ato? Quer entender rápida e brevemente o funcionamento de uma peça mecânica? Quer saber algum fato noticiado há 3 anos atrás? É só acessar a web!

A Internet trouxe um conhecimento colossal a partir de poucos cliques e de ferramentas de buscas, de páginas, repositórios e bancos de dados oficiais e extras-oficiais, com algoritmos desenvolvidos para sacar sua intuição e descobrir o que você precisa muito mais fácil.

Com a web, o conhecimento da humanidade aumentou em progressão geométrica, em um caminho irreversível de disseminação da informação que só tende a aumentar.

Aqui no Medium Itaú você toma conhecimento de fatos e curiosidades sobre os pilares culturais, educativos e esportivos do banco, siga a gente!

2. Desburocratização

Você lembra como era pesquisar e comprar uma passagem aérea antes dos sites? E preencher formulários estatais ou de autarquias? A Internet proporcionou a digitalização das demandas burocráticas, facilitando e dinamizando a nossa vida cotidiana de infinitas maneiras.

Já parou pra pensar quantas horas de fila você evitou por serviços que hoje são digitais? E a clareza explicativa de páginas para leitura sem pressa? Tamanha simplificação e acessibilidade de serviços faz bem até ao meio ambiente, pelo tanto de papel que se deixa de consumir, gastar e desperdiçar.

Com o app Itaú, você pode ser atendido a qualquer momento, fazendo transferências, transações e pagando contas com sua câmera. Baixe nosso app e fuja da fila e das agências!

3. Mudanças no consumo cultural

O caso mais emblemático da Internet revolucionando a cultura foi com a pirataria da música em MP3. Hoje, o formato musical digital já é uma realidade absorvida pela indústria. Estatísticas recente mostram que consumimos mais música hoje do que nos tempos dos discos físicos!

Adicionemos a essa lista os serviços de streaming de TV, de filmes e séries, que também revolucionaram o audiovisual e a dramaturgia global, além da gigantesca memória acervística que é a web: você pode encontrar, informar-se ou assistir, em poucos cliques, a quaisquer peças, filmes, obras, partituras, músicas e outras produções culturais de eras diversas.

Para quem não abre mão de um bom cinema à moda antiga, o Itaú tem cinemas em Brasília, Curitiba, Rio, São Paulo, Salvador e Porto Alegre. Vamos pegar uma sessão? itaucinemas.com.br/home

4. Novas formas de “postagem”

Lembra quando a internet era discada e fazia esse barulho?

Lembra que assuntos urgentes à distância eram comunicados por “telegrama”? E que as cartas de papel eram documentos recorrentes da comunicação mundial? Hoje isso foi totalmente digitalizado: primeiro o e-mail, o “correio eletrônico”, que juntava endereços globais de graça, na velocidade de um clique.

Aí vieram os comunicadores virtuais, os instant messengers, os SMSs, as salas de bate-papo, os canais temáticos, os blogs, as páginas pessoais… Tudo passível de posts individuais, fazendo das pessoas canais diretos de comunicação, de mídia e de troca de informação. Nunca estivemos tanto em contato instantâneo e, por isso, tão próximos.

O Itaú está ao seu alcance na web: troque e-mails com seu gerente e receba comunicados online pela Internet ou SMS, habilitando a função aqui.

5. Diminuição das Distâncias

Hoje você pode conferir no zoom do mapa um endereço num país a 5.000km de distância. Você pode falar por vídeo conferência com seu filho que estuda no exterior, conversas de longa distância em que você não gasta mais nenhum centavo.

Os sistemas de GPS ajudam você a se encontrar mais rapidamente e as noções geográficas estão muito mais intuitivas, menos dependente de guias e papéis impressos. E com a digitalização de documentos, conteúdos, materiais informativos e tudo mais, relações e comunicações passaram dos transportes físicos de longas rotas para o flash instantâneo da web. O mundo ficou mais amarrado com a Internet, e com isso, menor!

6. Redes Sociais: a vida como um avatar

Mais do que nos aproximar, a Internet nos replicou na web, a partir das redes sociais. Com elas, criamos nossas “versões” online, por onde transmitimos nosso perfil de vida, de relações pessoais, de desejos, aspirações e expressões.

As redes sociais são nossos RGs virtuais, serviços que nos levam para dentro da Rede e lá nos fazem viver, potencializando quem realmente somos. Já parou para contar quantos “perfis” você tem por aí na Internet? Já parou pra pensar como esses perfis SÃO VOCÊ de fato? Esta especificidade proporcionada pela Internet é muito particular de nosso tempo e é cheia de cunhos filosóficos.

Com o Itaú Tokpag, você tem uma miniagência portátil com você. Receba e envie dinheiro na ponta dos dedos, instantaneamente! Saiba mais.

7. A mais veloz das revoluções tecnológicas

Nos últimos séculos testemunhamos diversos incrementos tecnológicos que mudaram o mundo. Houve a revolução industrial, e aspectos como o carro automotivo e a eletricidade para todos, só para citar dois exemplos. E comparada com esses dois avanços tecnológicos, a Internet atual teve um gigantesco acréscimo de velocidade desenvolvimento, em relação com o pouco tempo que ela existe.

Este interessante artigo do jornal inglês Daily Mail nota como carros e a eletricidade levaram até 30 anos para serem popularizados. Mas a Internet, em duas décadas de vida, já é uma realidade para bilhões e está cada vez mais onipresente: se antes era apenas a conexão de um PC, hoje estamos online por bandas largas, no wifi, via microfibra e, mais impressionante, na quantidade de smartphones individuais que a humanidade porta.

É dito que os jovens deixam de comprar carro hoje em dia porque as comunicações e fatos que eles buscam e vivem estão a um clique em seus celulares — a rede afeta todas as indústrias. Em breve, em muito breve, é de se imaginar a web sendo fornecida em tomadas, como a rede elétrica, e todos os aparelhos — inclusive o corpo humano — estarão conectados às redes, de forma microscópica.

_

Lembra quando foi a primeira vez que acessou a internet? Sente saudades daquele barulho da conexão sendo discada? Somos o banco Digitau estamos sempre online, pronto para atender você — basta acessar o nosso site ou os nossos aplicativos;-)

Aproveite para ver outros especiais com dicas de tecnologia que preparamos para você:

Histórias que mudam o mundo

Cultura, educação, mobilidade urbana, esporte. Suas escolhas #issomudaomundo

Itaú

Written by

Itaú

Estamos aqui para contar histórias sobre cultura, educação, esporte, mobilidade urbana e ações que mudam o mundo para melhor. Acompanhe em medium.com/itau ;-)

Histórias que mudam o mundo

Cultura, educação, mobilidade urbana, esporte. Suas escolhas #issomudaomundo

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade