“O tempo é um aliado para o alívio das dores”

Por Negra Li

Itaú
Itaú
Dec 7, 2016 · 3 min read

“O tempo nem sempre é generoso, e é preciso usá-lo com sabedoria”. Veja o texto da cantora e atriz Negra Li ;-)

“Há tempo para todas as coisas.
Tempo de chorar e de de rir, tempo de plantar e tempo de colher o que se plantou.”

Tempo bom era o da minha infância. Levo na memória até hoje ocasiões que me fizeram muito feliz e ter boa esperança. A minha fuga para as coisas tristes desde cedo, foi a arte.

A minha imaginação ia além, e ultrapassava as paredes do meu quarto. E a minha aposta em relação a como eu seria com o passar do tempo!?

É… Eu acho que errei feio em algumas apostas. Não posso reclamar, ainda bem que errei. Pois o tempo me surpreendeu e eu fui muito mais feliz do que eu imaginei até hoje.

“Hoje os tempos são outros, sei bem o que quero, sei quem eu sou, e hoje coisas que antes me atingiam já não ferem mais”

Teve época que eu não conhecia muita coisa além da minha escola, da igreja, minha casa e do bairro. Lembro do breve tempo de rebeldia, tempos em que me perdi no tempo e fiquei sem metas, sem rumo e lembro de quando despertei, olhei ao redor e pensei: Isso é pouco pra mim.

Quero mais! Quero conhecer o mundo!

Era ainda uma criança quando me fizeram achar que era diferente porque sou negra. E eu me lembro dos tempos em que sofria e chorava ao ser vítima de preconceito. De tempos em que lutei e defendi os meus direitos com unhas e dentes, desabafando em forma de rimas dentro de um movimento chamado hip-hop.

Hoje os tempos são outros, sei bem o que quero, sei quem eu sou, e hoje coisas que antes me atingiam já não ferem mais. O tempo é um aliado para o alívio das dores. Ah, quantas vezes desejei que o tempo voasse. O tempo nem sempre é generoso, e é preciso usá-lo com sabedoria e inteligência.

Desde que conheci a maternidade o tempo joga comigo e sempre leva a melhor. Ele não espera. Ele urge. E hoje, minha Sofia tem 7 anos. E toda vez que eu a olho nos olhos desejo parar o tempo. E quem dera pudesse voltar no tempo…

Pensando bem, eu acho que não mudaria nada, pois aprendi com o tempo que ele é rei e a vida ensina lições, que com o passar do tempo tudo pode ser compreendido. E eu posso afirmar que foi graças a tudo o que eu vivi que me me tornei a mulher forte que eu sou hoje.


A vida não é medida em minutos, mas em momentos 😉 Veja nossa mensagem de fim de ano:


Histórias que mudam o mundo

Cultura, educação, mobilidade urbana, esporte. Suas escolhas #issomudaomundo

Itaú

Written by

Itaú

Estamos aqui para contar histórias sobre cultura, educação, esporte, mobilidade urbana e ações que mudam o mundo para melhor. Acompanhe em medium.com/itau ;-)

Histórias que mudam o mundo

Cultura, educação, mobilidade urbana, esporte. Suas escolhas #issomudaomundo

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade