O prazer da leitura em família #issomudaomundo ;-)

Itaú
Itaú
Oct 8, 2015 · 4 min read

Conheça a história de quatro famílias que conseguiram driblar a rotina e incluir a leitura no dia-a-dia das crianças ;-)

A gente não cansa de falar sobre as vantagens de ler para uma criança desde cedo. Ter esses momentos em família não só fortalece os laços entre os parentes, como torna a criança mais apta para encarar o mundo e se expressar nele, como a Rosely Sayão contou aqui para a gente em uma entrevista exclusiva. Mas a gente também sabe que para incluir esse momento na vida familiar, é preciso dedicação: conciliar uma rotina de leituras com todas as tarefas do dia-a-dia pode ser um grande desafio. Conversamos com quatro famílias incríveis que revelaram qual o segredo para tornar da prática de leitura mais do que um hábito, e sim uma verdadeira tradição familiar. ;-)

Cibele e Bernardo

Ler desde pequeno é coisa de família para o Bernardo. “Sempre me preocupei em incentivá-lo à leitura, como minha mãe fez comigo um dia”, contou a Cibele. “Ler para ele traz um sentimento muito bom. Além da cumplicidade que a gente cria, é como voltar a ser criança e relembrar estórias já esquecidas na vida adulta”.

Para incentivar ainda mais a leitura, a Cibele deixa os livros sempre pertinho dos brinquedos, acessíveis ao Bernardo. “Assim ele percebe que o livro é tão gostoso como uma brincadeira”.

Facundo, Vanessa e Pina

A Pina tem três anos, mas o vocabulário dela é o maior motivo de orgulho para os pais. “Outro dia a gente estava conversando e ela falou ‘arbusto’ numa frase”, surpreendeu-se Vanessa. Para o Facundo, a melhor parte de ler em família é que dá para “usar a imaginação de outros autores para que, juntos, a gente recrie as histórias com a nossa imaginação”. ;-)

Para a leitura ser mais gostosa, o casal tem um horário definido de leitura, antes da Pina dormir. “A gente sempre deixa a leitura para o fim do dia , quando a Pina está mais calma, porque ela é bastante agitada”.

Serena, Vlad e Dante

O Dante é apaixonado por livros com figuras — ainda mais se for interativo — e histórias de animais. “Ele pega o livro e te chama pra ler”, contou o Vlad, todo orgulhoso. “Com a gente lendo pra ele, o Dante fica tranquilo, presta atenção, interage, repete as coisas…”, contou a Serena.

Nessa conta, todo mundo sai ganhando. O Dante, que aprende coisas novas a cada dia, e os pais, que fazem contato com um lado diferente da imaginação. “É com o livro que a gente sente que está ensinando algo, que estamos exercitando nossa criatividade para mostrar algo diferente e novo pra ele”, disse a Serena. ;-)

Bárbara, Theodoro e Antonio

A Bárbara gosta tanto de ler para os dois filhos que começou com essa prática quando o Theodoro, de 3 anos, ainda estava na barriga. Hoje, o irmão mais velho ajuda os pais a lerem para o Antonio, de seis meses. Ainda hoje, a mãe se surpreende com os efeitos da leitura: “o Theodoro começou a falar bem cedinho. Se isso tem a ver com os livros? Com certeza!”

Para não deixar de ler para as crianças, Bárbara gosta de deixar os livros sempre por perto. “Sei que é lindo colocar nas prateleiras, mas livro não é enfeite…”, contou a mãe. Além disso, emenda a leitura sempre que dá. “Levo os livros para o restaurante, quando vamos viajar…”. Para ela, é uma questão de valorizar os momentos em família e os efeitos que isso terá ao longo da vida dos filhos. “A gente consegue priorizar o trabalho, o dinheiro, mas não 20 minutos com o filho? ‘Bora’ rever isso aí!”, questionou ela. Falou tudo, Bárbara. ;-)

Gostou dessas histórias? Leia também:

Histórias que mudam o mundo

Cultura, educação, mobilidade urbana, esporte. Suas escolhas #issomudaomundo

Itaú

Written by

Itaú

Estamos aqui para contar histórias sobre cultura, educação, esporte, mobilidade urbana e ações que mudam o mundo para melhor. Acompanhe em medium.com/itau ;-)

Histórias que mudam o mundo

Cultura, educação, mobilidade urbana, esporte. Suas escolhas #issomudaomundo

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade