Luz e sombra sobre a tecnologia e a passagem do tempo

Itaú
Itaú
Dec 9, 2016 · 3 min read

Deuses antigos, novas tecnologias e a passagem do tempo. Leia o texto do filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé ;-)

Ao ver alguém mexendo em sua conta bancária ou falando com a pessoa que ama a 15 mil quilômetros de distância pelo celular, você não lembra, imediatamente, que ali está uma cena, de uma longa história, que marca a vitória de homens e mulheres sobre o tempo e o espaço. A tecnologia, como o ar que respiramos, torna-se quase invisível com o passar do tempo. Só percebemos sua existência quando ela falta. O tempo não foi sempre humano, como muitos pensam.

Desde a Grécia antiga, berço da filosofia e da ciência, o homem teme a técnica. O fogo, metáfora mais antiga para técnica, ciência e tecnologia, era considerado fora do poder humano. Só podíamos receber o fogo num raio, mas jamais produzi-lo. A suspeita era que com o conhecimento do fogo destruiríamos tudo. A sombra do medo sempre acompanhou nossa história. De um lado o medo, do outro, a ousadia e a coragem. Se o medo projeta sua sombra sobe nosso uso da técnica, a ousadia e a coragem projetam sua luz sobre este mesmo uso. Assim sendo, o tempo histórico sempre uniu técnica e mito, numa luta entre luz e sombra, castigada ou amada pelos deuses. Neste contexto mítico antigo, o tempo era, pois, obra dos deuses, e determinado por eles.

Com o advento da modernidade, o tempo tornou-se humano. Esse processo é chamado por muitos de “a morte dos deuses”. A modernidade é a aposta na ousadia e na coragem de termos a vida em nossas mãos. E para termos a vida em nossas mãos, precisamos ter o tempo ao alcance de nossos sonhos. A tecnologia é a grande ferramenta que une tempo, vida e sonhos no mundo contemporâneo. O medo da técnica permanece (sendo mítico, habita o inconsciente coletivo de todos, lugar em que os deuses se esconderam), mas, muito mais associado a uma espécie de controle preventivo de danos, do que a alguma forma sombria de maldição. Não mais medo, mas, sim, cuidado e atenção.

Roubamos o fogo e o tempo da mão dos deuses. Se vencemos o espaço quando amamos a 15 mil quilômetros de distância, a vitória é maior ainda quando o fazemos depois dos 50 anos. Informação, tecnologia e ciência se unem para ampliar nossa experiência de tempo e espaço. Nosso corpo e nosso espírito se expandem, atravessando o mundo e sua história, deixando sobre ele a marca de uma espécie que combate suas sombras com a ousadia e coragem de fazer luz ali, onde, antes, não havia.


A vida não é medida em minutos, mas em momentos 😉 Veja nossa mensagem de fim de ano:


Histórias que mudam o mundo

Cultura, educação, mobilidade urbana, esporte. Suas escolhas #issomudaomundo

Itaú

Written by

Itaú

Estamos aqui para contar histórias sobre cultura, educação, esporte, mobilidade urbana e ações que mudam o mundo para melhor. Acompanhe em medium.com/itau ;-)

Histórias que mudam o mundo

Cultura, educação, mobilidade urbana, esporte. Suas escolhas #issomudaomundo

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade