5 motivos para ir à 40ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo

Centenas de filmes, exposições e a possibilidade de se locomover entre um filme e outro andando de bicicleta ;-)

De 20 de outubro a 02 de novembro, São Paulo recebe mais uma de sua tradicional Mostra Internacional de Cinema. Para celebrar os 40 anos do evento serão exibidos 322 títulos por 35 endereços, entre cinemas, espaços culturais e museus por toda a capital paulista — incluindo projeções gratuitas e ao ar livre. Patrocinador oficial do evento, o Itaú preparou uma lista com cinco motivos para você visitar a Mostra.


#1. Clássicos do cinema para você ver na tela grande

Já imaginou assistir a filmes como O Exorcista (1973), de William Friedkin, e A General (1926), de Buster Keaton, na tela grande? Durante as duas semanas de exibição da Mostra Internacional de Cinema, essa é a oportunidade para você rever uma sequência de clássicos ou mesmo conhecer uma variedade de novos lançamentos e trabalhos produzidos por diretores estreantes — sejam eles brasileiros ou cineastas de outros países.


#2. Uma experiência além da tela de cinema

Paralelo ao evento, o Itaú Cultural apresenta ao público a mostra Por Trás da Máscara: 50 Anos de Persona. Uma delicada homenagem ao clássico Persona, um dos grandes trabalhos produzidos pelo cineasta sueco Ingmar Bergman — leia aqui mais sobre o filme que “salvou a vida” do diretor, como ele mesmo diz.

Além da exibição do filme, a mostra abrange cadernos de trabalho de Bergman , trechos do roteiro e material fotográfico e audiovisual — por exemplo, o único registro em cores do filme. Essa é a primeira vez que o conteúdo é apresentado fora da Suécia, onde foi exibido pela fundação Bergmancenter.


#3. É o maior encontro de pessoas apaixonadas por cinema no Brasil

Se o cinema é a sua grande paixão, a Mostra é o destino certo para você. Durante todos os dias, diferentes palestras, debates com diretoras e oficinas ministradas por cineastas do mundo inteiro marcam a programação do evento.

Entre um filme e outra, a oportunidade de conversar com pessoas que entendem da 7ª arte em uma série de painéis espalhados pela cidade de São Paulo. No site da Mostra você encontra todas as informações sobre esses eventos paralelos, além, claro, da programação completa desta edição.


#4. Você pode fazer o trajeto entre uma sessão e outra de bicicleta

Como os espaços onde serão exibidos os filmes estão espalhados pelo centro de São Paulo, nada melhor do que cobrir essa distância entre um cinema e outro pedalando. Baixe agora mesmo o aplicativo do Bike Sampa e faça todo o percurso da mostra passeando pela capital paulista.

No site da Mostra você encontra a programação completa do evento, dicas de filmes, entrevistas exclusivas, além, claro, da lista de salas e espaços onde serão exibidos os filmes. Escolha o filme, baixe o aplicativo, encontre a estação mais próxima, desbloqueie a sua laranjinha e depois é só pedalar até a sessão.


#5. É a oportunidade para você conhecer filmes do mundo inteiro

Cinema iraniano, japonês, russo, sul-coreano, francês ou norte-americano. Durante as duas semanas da Mostra, não faltam oportunidades para você ter acesso a um universo de filmes e produções vindas dos quatro cantos do planeta.

Um imenso catálogo de obras de ficção ou documentário que abastecem o evento, como o Foco Polônia, uma programação especial centrada em películas polonesas. A oportunidade de viajar o mundo sem sair da sala de cinema. ;-)


O Itaú é patrocinador oficial da 40ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo e acredita no poder transformador das histórias contadas na tela do cinema. Aproveite para ver as dicas que a cineasta e VJ Marina Person preparou sobre o evento:

Incentivar a cultura #issomudaomundo 😉🎬🎥


One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.