4ª Cross CX Design — Parte II: Os desafios da pandemia

Rafael Araújo
Itaú Design Team
Published in
3 min readJul 16, 2021
Descrição da imagem: Time de CX Design durante o talk da 4ª Cross, sorrindo e posando para a câmera.
Descrição da imagem: Time de CX Design durante o talk da 4ª Cross, sorrindo e posando para a câmera.

Em nosso primeiro artigo, contamos sobre os motivos que nos levaram a criar a 4ª Cross CX Design, um dia focado na nossa especialidade e sobre nossos talks semanais. Nessa segunda parte, vou contar sobre os desafios que tivemos para a evolução do projeto e os impactos da pandemia.

Os novos desafios
No começo de 2020, a área de Design se fundiu ao time de UX e juntos, passaram a ser o time de CX Design (Customer Experience), com quase duzentos profissionais. Com essa união, tivemos o desafio de repensar o formato que construímos no primeiro ano e aplicar nossos aprendizados em um time muito maior que antes.

Como trabalhar em conjunto e criar uma unidade entre esses dois times que estiveram separados por tanto tempo? Cada um deles com uma cultura e métodos já tão bem estabelecidos. Como conseguiríamos juntar quase duzentas pessoas em um mesmo espaço físico todas as semanas para aquele momento de troca que estávamos tão acostumados a fazer?

Antes de conseguirmos responder essas perguntas, a pandemia chegou e mandou todo mundo pra casa.

Pandemia e Home office
Começamos a trabalhar em formato home office, enfrentando todas aquelas dificuldades iniciais de adaptação, ansiedade, alinhamentos, entre outras. Com tudo isso acontecendo, mais do que nunca sentíamos a necessidade de um momento de união e compartilhamento entre nossos designers.

A vantagem desse novo formato é que o espaço físico deixou de ser uma limitação. Com os talks acontecendo online tínhamos espaço para todos. Sendo assim, algumas semanas depois do começo da pandemia, fizemos nosso primeiro talk da 4ª Cross para CX Design, focando em saúde mental. Entendemos aquele era o momento de ouvir e compartilhar os receios do time sobre esse novo momento e mostrar que ninguém está sozinho.

Entendendo o novo momento
Nosso principal objetivo foi trazer discussões voltadas para as soft skills e assuntos que ampliassem a discussão do design. Por mais que nosso time seja formado majoritariamente por designers digitais, nossa proposta sempre foi abraçar o maior número possível das disciplinas do design e áreas relacionadas.

Temas como pesquisa com usuários, experiência do cliente, acessibilidade, inovação e inteligência emocional sempre têm um alto engajamento e bons feedbacks do time. Além da apresentação de projetos internos do banco e cases de mercado, que também despertam bastante interesse dos nossos designers.

Uma novidade que trouxemos para esse momento foi o Drops de Pesquisa. Para preencher aqueles primeiros minutos das reuniões em que esperamos as pessoas chegarem, a guilda de pesquisa teve a iniciativa de fazer uma rápida apresentação, entre 3 - 5 minutos, para trazer um conteúdo relevante e informativo para aqueles que vão assistir o talk na sequência.

Assim que o talk começa, deixamos um link para envio de perguntas e comentários, além do chat que é sempre aberto para interações. Ao final, sempre incentivamos feedbacks e avaliações do assunto apresentado. São essas informações que vão nos ajudar a conhecer nossos pontos fortes e oportunidades de melhoria.

Ampliando a discussão
Depois de mais estabelecidos e confortáveis com o formato dos talks online, decidimos ampliar nossas discussões e trazer mais pessoas para esse momento de troca. Convidamos outras áreas de design e inovação do Itaú e designers das nossas consultorias parceiras, que trabalham ao nosso lado no dia a dia. Quanto mais pessoas interessadas, mais ricas são as discussões, com diversos pontos de vista e experiências.

Trabalhar com design é viver uma realidade dinâmica em que novas oportunidades e desafios surgem a cada dia. A 4ª Cross é um projeto que está em constante evolução e que não se constrói sozinha. A cada semana trabalhamos para lapidar nossos encontros e manter as discussões sempre atuais e relevantes para o desenvolvimento de nosso time.

--

--