Como melhorar a experiência do usuário através do texto?

Jéssica Souza
Itaú Design Team
Published in
4 min readMar 17, 2021

Muito além da escrita. Entenda por que as palavras certas ajudam a melhorar a experiência do usuário com um produto digital.

Antes de tudo: você já ouviu falar em experiência do usuário?

O termo UX (User Experience) está cada vez mais à tona, não é mesmo? Isso porque nós estamos imersos no ambiente digital, então é natural que a gente prefira formas mais simples e ágeis para resolver os nossos problemas ou, até mesmo, para encontrar algo que nos agrade, como os serviços por assinatura tipo a Netflix e o Spotify.

Experiência do usuário é isso, é o que uma pessoa sente ao interagir com uma empresa, principalmente quando o contexto é site, aplicativos ou qualquer outra tecnologia digital. Nós, UXs, somos as pessoas por trás da tela que estão pensando em como deixar o seu acesso ao nosso site mais agradável, simples e divertido (por que não?). Ah, importante dizer que: não trabalhamos sozinhos, tem um time multidisciplinar que se conecta para fazer tudo dar certo 😊

E você deve estar pensando: “Mas como um simples texto também consegue melhorar a minha experiência ao navegar em um site ou aplicativo?”

Vamos imaginar uma situação juntos? Olhem bem para as imagens abaixo:

Essas imagens foram criadas exclusivamente para esse texto. Não são imagens reais dos aplicativos Itaú e Iupp.

Está claro para você o que fazer? Vou te dizer o que eu vejo: na primeira imagem temos uma tela com a cor predominante laranja, dois quadrados brancos e ícones que não são do meu conhecimento. Já na segunda imagem temos uma mensagem de erro que não explica como devemos agir. E você?

Agora, vamos observar essa outra imagem:

Print das telas dos aplicativos Itaú e Iupp.

Ficou mais claro, certo? É assim que nós, UX Writers, melhoramos a sua experiência, a partir da escolha de palavras certas.

“UX o que?”
Calma! Vou te explicar 😉

UX Writing (UX Writer é a pessoa) é tudo o que é escrito para garantir a melhor experiência para o usuário de um produto digital. No exemplo acima, ficou claro as ações que você poderia tomar naquela tela. Esse é o nosso papel: criar um texto que te ajude a tomar uma determinada ação e que te fale exatamente o que está acontecendo naquele momento.

E porque será que um UX Writer também é um perfil estratégico para o negócio?

Antes de mais nada, é importante deixar claro quais são as principais responsabilidades de um UX Writer: criação, revisão e validação. Não necessariamente nessa ordem, até porque nem sempre esse profissional vai escrever algo do zero. Somos do time menos “lorem ipsum” e mais contextualização.

Estar atento e participar de todas as etapas do processo de construção de um novo produto digital também cabe a nós, UX Writers, afinal são nesses momentos que construímos a estratégia de conteúdo para um projeto, além de conhecer cada vez mais quem é público do negócio.

Sabemos que atuar em parceria com UX, UI, Produto e demais stakeholders de uma squad é um diferencial, então ter uma visão holística e organizada contribui na qualidade e fit do produto com o público, como também humaniza as interações e coloca o usuário no centro dos processos de Design. Um diferencial desse profissional é que fica nítido a sua facilidade de transitar entre diferentes contextos.

Neste texto, compartilhei um pouco sobre o que é UX Writing e como melhorar a experiência de um usuário escolhendo as palavras certas. Esse vai ser o meu dia a dia no Itaú Unibanco daqui para frente, onde trabalho como UX Writer.

Por fim, mas não menos importante, recentemente recebi na newsletter do The BRIEF um artigo onde Bobbie Wood, fundadora do UX Writers Colletive, compartilha algumas heurísticas de conteúdo que valem a pena serem acompanhadas. Elas são utilizadas para avaliar o conteúdo dos designs.

A lista de verificação dos conteúdos que Bobbie disponibiliza cobre estes e outros tópicos, como: voz, tom e terminologia, mensagens de erro, texto de instrução e dicas de ferramentas, e-mails transacionais e mais.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

Lembre-se: “As heurísticas são como diretrizes: são uma maneira de perguntar se sua escrita está fazendo o que precisa fazer. MAS, a heurística de conteúdo não diz a você o que escrever. Eles dizem como”, ressalta muito bem Bobbie.

Bom, espero que vocês tenham gostado da minha estreia por aqui. Hoje sou UX Writer no banco Itaú e adoraria conversar com você caso tenha alguma dúvida ou sugestão sobre UX Writing. Vamos bater um papo e tomar um café (virtual)?

Nos vemos em breve!

Jéssica Souza

--

--

Jéssica Souza
Itaú Design Team

Amplio a voz das periferias como Jornalista e melhoro a experiência dos usuários de produtos digitais como Content Designer.