Design pra quê?

Arts&Robots
Itaú Design Team
Published in
3 min readOct 21, 2022

Convite do time de design Itaú para conectar p a r a a p r e n d e r p a r a t r a n s f o r m a r p a r a c o n e c t a r para aprender p a r a t r a n s f o r m a r p a r a c o n e c t a r p a r a a p r e n d e r

Toda história nasce de um sonho, um propósito. Para a Semana do Design Itaú não foi diferente, em 2019 ela nasceu com o propósito de fortalecer a nossa comunidade e tudo o que acreditamos, ou seja, fortalecer nossas singularidades e pluralidades como designers e pessoas, indo muito além da comunidade de design.

Caminhando para a 4ª edição do evento, percebemos que o propósito é uma semente que guarda dentro de si um poderoso desejo realizador. A semente contempla e absorve os elementos da natureza, como a luz, a água, a terra, até o momento em que rompe com sua casca, produzindo cores, formas, textura e aroma, trazendo mais beleza para o mundo.

Nós, como a semente, estamos a todo tempo absorvendo e contemplando tudo o que está ao nosso redor, o ar, alimento, sons e imagens. Estamos a todo tempo em conexão e aprendizado com pessoas e coisas.

Podemos dizer que

nós somos os nossos encontros

e são nesses encontros que tudo se dá

Refração design pra quê nº1 por Brand Design Itaú

O conceito do “espaço interior do mundo”, do poeta Rainer Maria Rilke, revela que ao mesmo tempo em que o mundo é interiorizado o eu é exteriorizado.

onde colocamos nosso corpo também colocamos o nosso espírito

Propósitos coletados de designers do Itaú em setembro/22 por DesignOps Team

Cada pessoa carrega dentro de si um propósito, uma semente pronta para germinar. Porém, romper com a casca não é uma escolha fácil, pois não sabemos o que vai acontecer com a semente. O percurso é desconhecido, há a batalha com o solo, com as pedras, com a rocha. A semente é resistente e está segura, ela pode sobreviver por milênios, mas para a plantinha, que é tão vulnerável, são muitas as incertezas.

Enquanto a semente continuar como semente,

jamais conheceremos a flor,

podemos até mesmo não acreditar que ela traga

em si a potencialidade para transformar-se.

É sempre mais seguro não entrar nessa jornada, mas é somente nesse rompimento que há uma extrema beleza, porque ao acender em nós aquilo que amamos, passamos a ter algo que amamos em nós.

“Design pra quê?”

Um convite a entrar nessa jornada para descobrir como cada um realizamos o nosso propósito através do design. Um convite para irmos nesse movimento que nos une, ao mesmo tempo em que torna cada pessoa única, um movimento de autorrealização e transformação pelo design.

Dias 4, 7 a 11 de novembro

celebraremos o design com propósito a partir de rodas de conversas, cases, master classes e workshops ministrados por designers do Itaú e das comunidades parceiras Dasa, Natura e Quinto Andar.

Topa encarar esse desafio com a gente?

Siga @itaudesignteam e fique por dentro da cobertura e abertura das inscrições da Semana Do Design Itaú 22!

Itaú Design Team

--

--

Arts&Robots
Itaú Design Team

Designing AI Experiences That Works for Humans | Founder of algo aí | Innovator in @arts_and_robots