Sua mordida está correta?

Dr. Ivan Bessegatto
Ivan Bessegatto
Published in
2 min readJun 13, 2019

Hábitos como ranger ou apertar os dentes, roer as unhas e respirar pela boca podem causar a má oclusão dentária, que é o fechamento incorreto dos dentes. Nas crianças, chupar o dedo ou a chupeta é o principal causador desse problema.

Dentre os tipos de má oclusão, um dos mais comuns é a mordida aberta, que acontece quando os dentes de cima e de baixo não se tocam completamente. Se os caninos não se tocam, por exemplo, consideramos a mordida irregular, pois provoca muita pressão nos dentes de trás, causando alguns problemas.

Consequências da mordida aberta:

  1. Desgaste dos dentes;
  2. Dificuldade ou desconforto ao morder ou mastigar;
  3. Dores de cabeça e zumbido nos ouvidos;
  4. Dentes com partes muito expostas ou sensíveis;
  5. Problemas na articulação da mandíbula.

Nas crianças, as consequências são piores, pois alteram o desenvolvimento dos ossos da face. No caso de outros tipos de má oclusão, a mandíbula pode ficar muito para a frente ou para trás, a mordida pode ficar cruzada e os dentes podem ficar "encavalados".

Prevenção e tratamento da má oclusão

É importante prestar atenção aos hábitos da criança para identificar o mais cedo possível esse problema. Para prevenir a mordida aberta indicamos a chupeta ortodôntica, que tem o bico fino e é mais fácil de ser largada antes dos 5 anos de idade.

Em adultos, a correção exige tratamento ortodôntico especializado.

Nós fazemos uma avaliação ortodôntica para identificar esses possíveis problemas. Para agendar, converse com a gente nas mídias sociais ou pelo telefone: (49) 3344–1752.

Facebook e Instagram

--

--

Dr. Ivan Bessegatto
Ivan Bessegatto

Ortodontista com 15 anos de experiência na área e mais de 1700 pacientes tratados com diferentes técnicas.