Design Sprint 2.0

Como funciona?

Wesley Simões
IxDA Belo Horizonte
8 min readAug 31, 2018

--

Foto do dia do Workshop, mostrando o nosso “canvas” e tudo que fizemos

Hey pessoas, hoje to passando aqui para contar para vocês um pouco sobre o Workshop sobre Design Sprint 2.0, que aconteceu no dia 29 de setembro tive a oportunidade de comparecer ele aconteceu na CI&T BH, com organização da Dinius Design e apoio do IxDA Belo Horizonte.

A idéia aqui é contar um pouco como foi a experiência e um pouco de como aprendemos a utilizar a metodologia, o Workshop foi ministrado pela Bruna, que é Product Design da AJ&Smart, co-criadores do Design Sprint 2.0.

Design Sprint Original

Pra quem não conhece o Sprint normal, ele é uma metodologia criada pelo Jake Knapp, John Zeratskye e o Braden Kowitz, e já utilizaram milhares de vezes na Google Ventures. O Design Sprint é um processo de cinco dias para resolver grandes problemas e testar ideias. Uma equipe dedicada discute um desafio, projeta possíveis soluções e testa com usuários reais. Você começa com algo vago e termina com feedback real e algo extremamente tangível em apenas cinco dias. O processo inclui um conjunto de exercícios com timebox que são feitos em uma ordem específica.

Design Sprint 2.0

O Design Sprint 2.0 é simplesmente a versão mais recente e semi-oficial do Sprint. Após utilizarem a metodologia em vários projetos, eles acabaram que junto com o Jake Knapp adaptando algumas coisas sobre o processo. A galera da AJ&Smart tem um canal com vários vídeos para explicar passo a passo o processo atualizado.

Uma das maiores diferenças entre o Design Sprint original e o Design Sprint 2.0 é que o 2.0 é o processo otimizado para funcionar não apenas em startups, mas também em grandes organizações que não necessariamente têm tempo para dedicar uma semana inteira ao processo completo.

E afinal, qual a diferença?

  1. Enquanto a versão nova demora quatro dias a “antiga” demora cinco. Por quê? Porque eles perceberam que existem inúmeros truques que podem ser feitos para tornar o processo mais eficiente. Mudaram algumas coisas e durante os testes eles alteraram a ordem de alguns passos para tornar o fluxo mais lógico e também reduzir muitos dos passos envolvidos. Também foram adicionadas algumas coisas, apenas para fazer a coisa toda demorar menos tempo. Eu sei, pra mim que já tinha lido o livro do Sprint Original parecia confuso enquanto acontecia o Worskshop, mas vai fazer sentido…
  2. Você só precisa da equipe completa da Sprint por dois dias. Limpar sua agenda por cinco dias é um enorme sacrifício em qualquer nível, portanto, obter os mesmos resultados do Sprint com o comprometimento de apenas dois dias é enorme quando você está tentando convencer alguém a rodar um Sprint.

Após contar um pouco sobre como funciona cada um dos processos superficialmente, eu acredito que você quer muito entender e descobrir exatamente o que é diferente a cada dia. E como as coisas funcionam.

Shit Up and Show me the details!

Design Sprint Original — Imagem do blog do Invision

O Sprint 1.0 acontece de segunda a sexta: Você mapeia na segunda-feira, esboça na terça-feira, decide e desenha um storyboard na quarta-feira, protótipo na quinta-feira e teste na sexta-feira. Você tem os especialistas de segunda a quarta-feira, no mínimo, mas idealmente para toda a semana, pois você precisará de alguns deles no dia da Prototipagem, e o maior número possível deles no dia do Teste.

No Design Sprint 2.0, as coisas funcionam da seguinte forma:

Design Sprint 2.0 — Imagem do blog do Invision

A primeira coisa que você pode perceber é que sexta-feira se foi. Se necessário, você pode usá-la para fazer uma retrospectiva ou amarrar algumas pontas soltas, mas não precisa inventar nada para preenchê-la.

Como tudo acontece em 4 dias?

Bem, dois dos dias são inegociáveis ​​e não encolhíveis, então esses são fixos. Os dias em que acontecem a prototipagem (quarta-feira) e o teste (quinta-feira) permaneceram intactos. E a ideia aqui é que você e seu time sem a presença de todos os membros do time possam fazer o protótipo e a validação.

Os dois dias restantes no caso (a segunda e a terça feira) foram divididos em dois, com foco em atividades pela manhã e outras pela tarde. Os especialistas ficam alocados com o time apenas nos dois primeiros dias, embora pareça que o tempo ficou escasso para a quantidade de atividades que tem que ser feitas, é possível encurtar todos os exercícios para menos da metade do tempo sugerido pelo livro.

Cada um dos dias, seguindo o modelo da AJ&Smart ficam da seguinte forma:

1º dia, segunda-feira

No Sprint 2.0, a segunda-feira é basicamente dois dias que foram espremidos em um. São feitos todos os exercícios de segunda-feira de manhã e os exercícios de terça-feira à tarde do modelo antigo do sprint. Eles entenderam que faria mais sentido e funciona muito mais eficientemente desta maneira, enquanto também é mantido o ímpeto e os altos níveis de energia dos participantes.

Dia 01 — Imagem do blog do Invision

Manhã: Defina o desafio

Eles misturaram um pouco as coisas, um pouco começando com as entrevistas dos especialistas e as perguntas “How Might We”, ou “Como Poderíamos”. Embora não seja o que o livro recomenda, descobrimos que essa ordem nos ajuda a mergulhar fundo no problema e a fazer perguntas melhores, com uma melhor compreensão da situação.

Com esse conhecimento, podemos começar a definir a meta de longo prazo e a capturar as perguntas da Sprint. Fazendo dessa maneira, a progressão parece mais natural, e o que aprendemos nas entrevistas com os especialistas muitas vezes alimenta a meta do sprint.

Após definir as perguntas do “Como Poderiamos”, chega o momento que começamos a criar um tudo criando uma linha de como as coisas funcionam para assim identificar o alvo da Sprint. A pessoa Decisora então escolhe uma área alvo no mapa. Isso é feito segunda-feira em meio dia.

Tarde: Produza soluções

Agora que você sabe tudo que vale a pena conhecer sobre o problema, é hora de pensar em possíveis soluções. O que acontece na tarde da segunda é basicamente fazer as tarefas que eram feitas no dia inteiro da terça-feira no modelo antigo (enquanto adequadamente com cafeína, é claro)

Começamos com o Lightning Demos (que aconteceria na manhã de terça-feira) e gastamos menos tempo procurando soluções inspiradoras do que o livro sugere. #Timehack!

Uma vez que capturamos as ideias de destaque das Lightning Demos, passamos direto para os esboços de quatro partes, que foi condensado novamente para manter o ritmo. Ainda há muito tempo para projetar confortavelmente as soluções e colá-las na parede para a manhã seguinte.

Isso é feito na segunda-feira — todo o seu conhecimento reunido, seu conjunto de metas, seus esboços de conceito concluídos. Depois de todo esse trabalho, agora é hora de ir para casa e dormir. A terça é um grande dia.

2° dia, terça-feira

Este dia não é tão diferente de quarta-feira do livro Sprint, então pule para a tarde, se você quiser ver o que há de novo.

Dia 02 — Imagem do blog do Invision

Manhã: Vote nas soluções

Ah, terça de manhã. Um passeio vagaroso pela galeria de esboços conceituais, xícara de café na mão, aproveitando tudo. Os envolvidos passam a manhã inteira decidindo o que prototipar, começando com o Heatmap, onde as pessoas colocam múltiplos votos em partes inspiradoras de esboços para que áreas mais quentes possam começar a aparecer. Essas áreas quentes são então destacados nas apresentações da solução, onde a pessoa Moderadora percorre a sala através de cada esboço individual, seguido pela pesquisa de opinião (em que todos colocam um voto na solução que desejam avançar). A manhã termina com o voto da pessoa decisora, onde ela escolhe um ou dois conceitos que quer para fazer um protótipo.

Tarde: Crie o storyboard

Nesse momento aparece uma das novidades do segundo dia, eles adicionaram um novo exercício que torna o processo de storyboard mais fácil. É chamado User Test Flow e é uma forma de exercício Note & Vote. Todos projetam seu próprio storyboard e depois todos votam em um ou dois que acabamos criando protótipos. Então, até o final da terça-feira, todas as tomadas de decisão são feitas, e seus especialistas podem se aposentar e retomar suas tarefas diárias. Você tem uma direção clara e pode avançar para a prototipagem e testar o que eles pediram.

3° dia, quarta-feira

O terceiro dia é feita a prototipagem, e isso é feito exatamente como falado no livro, então nada de novo para falar aqui, como citado pela própria Bruna, a unica diferença é que pode ser que o time de Design seja um pouco maior caso a empresa ache necessário para criar um protótipo um pouco maior. Ao longo desse dia acontecem algumas conversas para certificar de que todos estão no caminho certo. Os clientes são atualizados no final do dia para mantê-lo envolvido e mostrar a ele o que tem coisas sendo feitas ao longo do dia.

4º dia, quinta-feira

O dia 4 é o dia de teste do usuário. Mais uma vez, como citado pela própria Bruna, essa etapa é feita de forma praticamente por livro e a única diferença é que os testes acontecem na quinta-feira e não na sexta-feira.

5º dia, sexta-feira

E assim é sexta-feira e o Sprint acabou, a AJ&Smart envia para o cliente recebe um relatório de finalização e o protótipo de alta fidelidade — o que é aconselhável que façamos — e todo mundo fica feliz. A sexta feira da Sprint é utilizada para ter uma retrospectiva da semana.

Tá você explicou mas e como foi no workshop?

Passamos pelos dois primeiros dias do Sprint 2.0, foram 8 intensas horas projetando o RightNow, um projeto fictício sobre Motos que poderiam ser compartilhadas assim como a proposta da Yellow. O intuito era fazer com que todos participantes passassem por todas as etapas, fizessem todas as atividades mesmo que de forma superficial, já que era pouco tempo para muitas atividades.

Bônus

E de bônus, aqui está um vídeo sobre como fazer ótimas perguntas durante a etapa que é o teste do usuário:

--

--

Wesley Simões
IxDA Belo Horizonte

Escrevo sobre Experiência de Usuário no UX Collective 🇧🇷, sou Senior Product Designer na @Hotmart, moro em Beagá!