UX RESEARCH: RECRUTAMENTO E PLANEJAMENTO DA PESQUISA

Janaina Amadori
4 min readJun 25, 2020

--

Aqui é onde o bicho pega! É aqui que a maior parte das pessoas tem dúvidas. Onde, como e quantas pessoas recrutar? E eu me incluo muito nisso kkkk

A primeira vez que montei um projeto de Research eu subestimei muito essa etapa, considerei apenas 1 semana para recrutar 32 pessoas (eram 4 clusters de personas com 8 pessoas cada) e na real, levei 3 semanas para fechar a agenda com todo mundo. Resultado, o projeto atrasou a entrega. E tive que mostrar minha vulnerabilidade para gestores de uma empresa que não tinha cultura de pesquisa.

Outra dúvida frequente é quantas pessoas eu entrevisto?

Esse foi outro erro que cometi, pensava que no mínimo tinha que entrevistar 8 pessoas de cada cluster.

Gráfico de análise de % de novas informações X número de pessoas entrevistadas

Porém, segundo a pesquisa realizada por Jakob Nielsen, um dinamarquês cientista de dados, e Thomas K. Laundauer, um americano professor de psicologia, hoje sabemos que o número mágico fica entre 4 e 6 pessoas.

Cfme vocês podem ver no gráfico, entrevistar muitas pessoas com perfis parecidos é desperdício de tempo e dinheiro. O estudo deles fala que, obviamente 0 entrevistados, gera 0 insight. A partir da primeira pessoa entrevistada seus insights disparam e você aprende quase um terço de tudo que precisa aprender da pesquisa. Quando entrevista o segundo, terá muita informação repetida, com algum incremento de novas informações porque as pessoas possuem repertórios diferentes, então acrescenta mais conhecimento. O terceiro vai repetir muito mais coisas e trazer algum adicional de informação. E isso gera um padrão, quanto mais entrevistados, menos informação nova.

Seu projeto inclui mais de 1 persona? Então, invariavelmente, você precisará entrevistar entre 4 a 6 pessoas para cada persona.

Mapa de Stakeholders para compreender quantas Personas faz sentido criar

Como escolher as pessoas a serem entrevistadas? Essa etapa precisa ser compartilhada com o cliente, principalmente com o pessoal do comercial ou front desk. São eles que te ajudarão a selecionar os contatos. Solicite que as pessoas pesquisem na base de dados dos clientes, pessoas que se encaixem no perfil desenhado das Proto Personas. O projeto não tem base de dados ainda? Peça para o cliente o contato de pessoas que ele conhece que fazem parte do perfil. Fale com amigos para ver se conhecem pessoas que poderiam indicar. Sempre prestando atenção ao perfil da proto persona, isso é muito importante. Se o perfil de proto persona é uma mulher de 40 anos que mora numa capital, não faz sentido entrevistar um homem de 20 que mora no interior.

Definidas as pessoas, vamos para o planejamento da entrevista:

· Tempo disponível.

Você fará presencial? Considere aproximadamente 30 min.

Sua pesquisa será remota? No máximo, e estourando 20 min. As pessoas perdem muita concentração online.

· Questionário.

As pesquisas são feitas de forma semi-estruturada, o que significa dizer que você construirá um roteiro com perguntas base, e que na hora se sentir que precisa se aprofundar em determinado assunto, tem liberdade para isso.

· Construção das perguntas.

Use como base a matriz CSD (Certeza, suposições e dúvidas), que serve para colocar todo mundo na mesma página, do que já sabemos sobre o tema, o que supomos que valem a penas ser aprofundado e o que não temos a menor ideia. Explore perguntas que possam responder as suposições e dúvidas da equipe.

Inclua perguntas que possam contextualizar o estilo de vida desta pessoa. Como dados etnográficos e psicográficos. E claro, não esqueça do basicão: dados demográficos.

· Treine.

É a sua primeira vez? Treine com um coleguinha, para avaliar o tempo e se o roteiro faz sentido.

--

--

Janaina Amadori

love to do. inspired by nature. designated to build brands with purpose. consciousness life. transcendent soul.