Design System What?

Gabriela Sofia Antonio
IxDASJC
Published in
3 min readOct 12, 2018

No último fim de semana de Setembro, aconteceu o em São Jose dos Campos o Curso Design System Ops com Aurélio Jota, realizado pela How Bootcamps e com apoio do IxDA SJC.

Este curso mão na massa, contou com a participação de profissionais de diversas áreas, para citar alguns: Designers, Ux writers, front-end, desenvolvedores. Essa diversidade foi essencial — o próprio design system só se torna de fato eficiente quando é adotado por todos os times. Valeu galera!

Aliás, como bom curso prático, após uma breve introdução ao tema, a turma foi divida em grupos, que começaram a trabalhar em um projeto fictício. Ao longo dos dois dias, todos os conceitos ‘teóricos’ foram sendo aplicados à prática.

Tem forma melhor de aprender do que colocando a mão na massa?

Além do conteúdo — como criar um Design System e de como operacionalizá-lo dentro da empresa, Jota trouxe diversos ensinamentos de como gerar engajamento dentro das empresas/times para que o design system possa de fato funcionar, trazendo não somente a tão almejada consistência entre os produtos, mas também economia em horas — tempo de criação, desenvolvimento, etc ~um valor que ajuda a defender a importância um DS para o negócio.

Depois de passar pela elaboração dos princípios que o projeto deveria atender — e de criar um protótipo, foi dedicado um tempo para analisar as inconsistências que times, trabalhando juntos — ainda que tentando atender os mesmos princípios, podem descobrir na hora de juntar as telas.

Essas inconsistências, podem ser evitadas fazendo-se o check de princípios durante todo o processo.

As telas criadas, foram, então utilizadas para uma análise de elementos — o que seria a base para a elaboração do Design System. Inclusive, para empresas que já têm produtos rodando, legados ou não, essa análise ajuda a mapear todos os elementos, as inconsistências e gerar uma V0.

Recortar cada elemento, entender o que está repetido, inconsistente, o que funciona e o que não funciona, decidir o que deve ser retirado, ou o que precisa ser testado — tudo isso faz parte do processo.

Enfim, um curso e tanto!

Voltamos ao trabalho com certeza mais cientes do desafio que é criar — e manter — um Design System, mas certos de que é esse o caminho para trazer consistência, coerência e agilidade ao desenvolvimento de novos (ou não) produtos digitais.

O IxDA agradece a participação de todos, e o empenho da How em chegar até São José. Este, com certeza, foi o primeiro de muitos bootcamps. Aguardem novidades!

Em outubro teremos mais um meetup do IxDA — fiquem ligados na nossa página, em breve atualizaremos com mais informações!

--

--