Uma chuva de likes pro gol do Messi

izadorapimenta
Izadora Fala Sobre Futebol
3 min readSep 19, 2018

Champions League, Facebook e uma nova forma de acompanhar futebol se desenhando

Hoje eu acompanhei o jogo Barcelona x PSV, na estreia da temporada da Champions League, pelo Facebook. Eu ainda não tenho uma opinião formada sobre me descolar da televisão aberta para acompanhar um hat trick do Messi no mesmo local no qual curto as publicações da minha tia, mas alguma coisa está mudando.

Afinal, não era qualquer jogo. E essa não vai ser qualquer Champions: vai ser uma das mais disputadas. Nesse jogo em específico, vimos o camisa 10 blaugrana mostrar a que veio. Depois de uma Copa sem brilho e o nome fora da lista dos melhores do mundo da FIFA pela primeira vez em anos, Lionel Messi estava inspirado. E ninguém precisava estar sentado no sofá para assistir isso em tempo real. Dava para abrir uma janela e deixar minimizada enquanto fazia as tarefas do dia a dia, sem ter que pestanejar para encontrar links duvidosos. Ou fazer como um espectador da transmissão, que enviou um recado para os apresentadores Jorge Iggor e Mauro Beting para dizer que estava internado, mas que estava acompanhando o jogo no celular, diretamente do hospital.

Quando Messi fez o primeiro gol de falta, uma chuva de “likes” e de “amei” preenchiam a tela da transmissão. Iggor e Beting ressaltavam o tempo todo que essa era uma das possibilidades da nova forma de se assistir futebol. O público também pode participar de enquetes em tempo real pelos comentários da própria transmissão, como quando votamos no gol mais bonito da partida (e ainda nem tinha saído o terceiro de La Pulga).

Mas nem tudo são flores. Temos que lembrar que nem todos os lares brasileiros possuem uma internet banda larga de qualidade para acompanhar uma transmissão desse porte. Sendo assim, a experiência não é tão democrática quanto se espera: teve gente que contou com diversos travamentos durante a partida, bem como assistiu atrasado diversos lances — o que, em tempos de segunda tela, não é nada agradável.

Em entrevista ao UOL, o grupo Turner, responsável pelas transmissões no Facebook do Esporte Interativo e nos canais TNT e Space, disse que está buscando uma solução para atender os diversos tipos de conexão. Fico imaginando de que forma viria essa solução. Oferecer uma transmissão em menor qualidade como alternativa? Resta aguardar os próximos capítulos.

A grande verdade é que, neste ano, alguns jogos só poderão ser acompanhados dessa forma pelo público em geral. Os canais de televisão do grupo transmitem apenas algumas partidas, enquanto o restante é direcionado para a rede social. Para amanhã, a agenda já gera reclamações: o atual campeão do campeonato, o Real Madrid, terá sua partida transmitida exclusivamente de forma online (isso porque a TNT estará transmitindo o jogo da Juventus, time no qual se encontra Cristiano Ronaldo, contra o Valencia, enquanto o Space transmite Manchester City x Lyon).

E aí, onde será que as melhores partidas estarão?

Confira a agenda de amanhã:

13h55 — Shakhtar x Hoffenheim (TNT)
13h55 — Ajax x AEK Atenas (Space)
16h — Valencia x Juventus (TNT)
16h — Real Madrid x Roma (Facebook do Esporte Interativo)
16 — Manchester City x Lyon (Space e Facebook do Esporte Interativo)
16h — Benfica x Bayern de Munique (Facebook do Esporte Interativo)

--

--