Pacientes esperam mais de seis horas por atendimento

Izael Pereira
Izael Pereira
Published in
2 min readFeb 28, 2020

Desde dezembro de 2019, a UBS da quadra 8 leste tem médico apenas às sextas-feiras

Foto por: Izael Pereira

Pacientes atendidos pela UBS (Unidade Básica de Saúde), da quadra 8 leste em Planaltina de Goiás, esperam mais de seis horas para conseguir atendimento médico. O atendimento está irregular desde dezembro de 2019, quando a única médica da UBS saiu de licença maternidade.

Deste então, os atendimentos são realizados apenas às sextas-feiras. Na parte da manhã são atendidas crianças e gestantes. Os demais pacientes têm que aguardar até às 13h para conseguir ser recebidos em uma das 5 vagas disponíveis. Como conta o seu José Quirino, 80 anos, que chegou à UBS às 6h para consultar com o Clínico Geral. “É sempre assim. Tem que vir cedo e ficar até à tarde porque o atendimento é por ordem de chegada”.

Apenas cinco pacientes são atendidos pelo médico da UBS.

De acordo com a enfermeira da unidade, a situação só deve voltar à normalidade em junho, quando a médica volta de licença.

Procurado, o núcleo da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela gestão das UBS de Planaltina de Goiás, disse que na próxima semana mais um médico estará atendendo na unidade. Entretanto, não está definido em qual dia os atendimentos serão realizados.

Gostou do texto? Deixe os seus aplausos — eles vão de 1 a 50 . Tem uma sugestão de pauta? Manda um e-mail para contatoizael@gmail.com.

--

--