Câmara realiza seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular

31 de maio de 2016

Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promoveu Seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Comissão de Educação com convidados durante Seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular. Foto: Júlia Lanz

Por Júlia Lanz*

Aconteceu na terça-feira (31), na Câmara dos Deputados, o Seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) promovido pela Comissão de Educação.

A mesa que debateu sobre o Ensino Médio teve a participação de Russel Teresinha da Rosa, professora associada do Departamento de Ensino e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A professora falou sobre a importância dos professores poderem lecionar na mesma escola dois turnos e interagirem para elaboração dos conteúdos. “Os professores não precisam ser tutelados. Precisam ter tempo para construir trabalhos pedagógicos coletivos”, afirmou Russel.

Professora Russel da Rosa durante sua fala na mesa sobre a BNCC e o Ensino Médio. Foto: Júlia Lanz

Ao falar sobre a precariedade da educação pública para o ensino médio em muitos estados ela destacou o Rio Grande do Sul, estado dela. “Tamanha injustiça está produzindo uma luta política nova”, disse se referindo aos estudantes que estão ocupando escolas pela melhoria da estrutura e da qualidade do ensino. “Estão lutando como a minha geração deveria ter feito nos anos 80”, completou a professora.

A deputada federal Maria do Rosário participou e foi uma das proponentes do seminário. “Há uma defesa democrática da Base Nacional Comum Curricular ao longo de muito tempo no Brasil. É uma história extremamente importante e nós estamos chegando perto”, disse a deputada.

Deputada federal Maria do Rosário durante sua fala no Seminário. Foto: Júlia Lanz

Rosário ressaltou ainda que o conhecimento é extremamente poderoso e ele é parte da democracia. “Nós não devemos ter medo de integrarmos democracia, participação, com conhecimento. Quanto mais conhecimentos das múltiplas possibilidades humanas nós tivermos, mais democrática será uma sociedade, uma escola”, concluiu.

*Júlia Lanz para mandato da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).

Postado originalmente em: http://bit.ly/1Y1ClxK