“Seja gentil com você mesmo”

Júlio de Souza
Julio, o psicologo.
3 min readFeb 8, 2019

Esse é o meu mantra.

Se você é meu cliente ou alguém que convive próximo de mim, certamente já ouviu essa frase. Pode parecer simplista, falando assim, rapidamente, mas essas cinco palavras se aplicadas em nossas vidas tem o poder te transformar nossa relação com nós mesmos e em consequência disso com todos ao nosso redor.

Você ficaria assustado se percebesse quantas vezes em um só dia exige de si mesmo coisas que se fossem ditas em voz alta soariam altamente cruéis e exigentes.

Você acorda, mal abre o olho e já sente aquela pressão. A emoção já está ali, acordando junto com você. Ela é pontual, gosta de rotina. Assim que os pensamentos começam a funcionar com maior organização já vem o primeiro tapa na sua alma do dia: você pensa “Meu Deus, eu preciso responder aquele email hoje!”, mas essa frase não passa na sua mente sorrindo e com flores em volta, ela passa derretendo e com um ar de filme de terror. O complemento perfeito dela sempre é “…e você não vai fazer direito”. Pois é, de fato aquela “pressão” logo ao acordar não era atoa, ela era o pano de fundo pra você começar a se cobrar antes sequer de lavar o rosto.

Você nem acordou direito, não lavou o rosto, não escovou os dentes, não penteou os cabelos, não se deu o direito nem de tomar uma boa caneca de café e comer a sua proteína da manhã. Mas você já está no tribunal dentro do seu cérebro julgando coisas que você vai ter que fazer e que não vai fazer direito ou que algo vai dar errado ou que simplesmente deveria ser melhor. Ufa.

Rapaz, cadê direitos humanos? Pega leve com você! Talvez as suas chances aumentem um pouco se você ao menos comer uma banana e tomar um copo de leite, então faz isso tranquilo. Dê um crédito pra si mesmo.

Passamos horas do nosso dia elencando problemas, pontos negativos das coisas, presos no “deveria ter feito/feito melhor”. Não atoa hora ou outra você mesmo acaba acreditando na história de que “eu não sou tão bom assim”, “eu sou uma fraude”, “eu sou um preguiçoso(a)” e etc.

Afinal esse é um filme que você narra pra si mesmo centenas de vezes por dia, como não acreditar nisso hora ou outra?

Quanto do seu dia você dedica a elencar o que deu certo? A lembrar das suas vitórias? A destacar para si mesmo coisas que antes eram difíceis e que agora são fáceis. Você já se encorajou alguma vez na vida?

Já pensou “puxa, eu não conseguir fazer isso tão bem… mas da próxima vez eu vou estar melhor, já sei agora como é e estarei mais atento, eu certamente posso fazer bem isso”.

Acorde.

Tome o seu café.

Seja gentil com você mesmo(a), afinal quem é a pessoa mais importante da sua vida?

--

--

Júlio de Souza
Julio, o psicologo.

Psicólogo, 30 anos, curitibano e em eterno amor por aprender e viver experiências.