“América: Continente de Diversidade” é tema do JamCam 2020

Escoteiros do Brasil
JamCam 2020 | Português
3 min readJan 8, 2020

Por Heloísa Ançanello

Interação dos jovens dos 21 países presentes no evento | Foto: Letícia Licheta

Com o objetivo de celebrar a diversidade e reforçar laços de amizade, o JamCam 2020 tem como tema “América: Continente de Diversidade”, e explora particularidades de diversos países. A cidade de Foz do Iguaçu foi escolhida estrategicamente por representar o marco da união entre o Brasil, Argentina e Paraguai e, assim, propicia um ambiente especial de interação dos jovens dos 21 países presentes no evento.

Colocando em foco os países participantes, já é possível identificar as diferenças de língua, uma vez que o acampamento possui três idiomas principais, o português, inglês e espanhol. Foi desenvolvido também um aplicativo, o Scout Wallet, que permite as compras dentro do evento e facilita os pagamentos, uma vez que estão presentes diversas moedas diferentes. Vale ressaltar também as diferenças culturais que abrangem desde a alimentação até costumes tradicionais, que foram abordados com muita animação e interação na noite da Feira das Nações nos subcampos. O campo ainda conta com bases nas quais são trabalhados temas como questão de gênero, orientação sexual e deficiências.

Após dois dias de atividades, os próprios jovens participantes já reconhecem a importância da temática, como afirma Heidi Contreras, do Paraguai: “é importante abordar as diversidades entre os países para que possamos ter mais consciência do que acontece no mundo e saber o potencial que temos para realizar mudanças e como podemos fazê-las”. Além de Heidi, a peruana Rosa Soto ainda complementa que “quando conhecemos outras culturas, podemos ter mais empatia por elas”.

Diversidade que nos Une | Foto: Alexandre Araújo

Os estandes correspondentes a cada país dispostos na Arena Central ainda propiciam um contato direto com os pontos mais fortes de cada cultura, por exemplo com as aulas de forró no estande brasileiro, ou ainda com as tradicionais balas de café no estande colombiano. A chilena Isadora Becerra comenta como depois de visitar alguns estandes pode perceber as diferenças entre os costumes de cada país, e “abrir a mente para novas realidades”.

Alfredo Musse, Executivo de Operações do Escritório Escoteiro Mundial — Centro de Apoio Interamericano, afirma que para o Movimento Escoteiro em âmbito mundial, tratar de diversidades é uma prioridade estratégica, pois assim é possível formar cidadãos ativos na sociedade. Além disso Alfredo complementa: “A equipe de Métodos Educativos brasileira foi responsável pelo programa do acampamento, e confiamos muito nela, pois o Brasil é uma referência perante os países interamericanos ao se tratar de diversidades”. Ele destaca ainda o Bosque da Paz, pois “trabalha todos os tipos de diversidades com pessoas capacitadas e especialistas para isso”.

Um ótimo meio de celebrar as diversidades do JamCam 2020 é a conquista da insígnia oficial do evento, a Insígnia “Diversidade que nos Une”. Para isso, é necessário cumprir alguns itens, todos explicados no Mapa e Guia, recebido pelos jovens no início do evento. Um importante ponto é que é preciso participar de todos os módulos do acampamento, algumas oficinas e ainda realizar uma troca com algum participante de outro estado ou país.

Acompanhe as redes sociais do #JamCam2020!
facebook.com/jamcam2020
instagram.com/jamcam2020
twitter.com/jamcam2020

Este evento é patrocinado por Sicoob, Sicoob Instituto, Copel, Carrefour e Toyota.

--

--

Escoteiros do Brasil
JamCam 2020 | Português

Aventura, espírito de equipe, vida ao ar livre, cidadania, amizades e muito mais! Escoteiros do Brasil, construindo um mundo melhor.