Viva América! Manifestações folclóricas invadem o palco central do JamCam
Por Jorge Eduardo Dantas
As músicas e danças dos países americanos foram as grandes atrações do Festival do Folclore, a grande programação noturna do penúltimo dia do JamCam 2020. O festival encerrou o Dia Interamericano, programação voltada ao intercâmbio cultural entre os países que formam o nosso continente.
Foram 17 apresentações, que mostraram toda a diversidade das culturas americanas. As delegações investiram bastante nas indumentárias e coreografias e compuseram um rico painel — animado, alegre e colorido — das tradições da América. A cumbia, a salsa e o merengue foram alguns dos temperos deste caldo.
Membro juvenil do Grupo Escoteiro Aldebarã, Sofia Jacob, 13, curtiu a apresentação da delegação paraguaia: “A música foi bem animada e contagiante. Gostei também das roupas, que eram muito bonitas e bem feitas”. O Aldebarã é de Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo.
A apresentação dos Estados Unidos foi uma das mais bem avaliadas pelos jovens que assistiram ao festival. Eles levaram ao palco do JamCam uma apresentação de música country cuja coreografia foi muito bem executada. “Nós, brasileiros, já conhecemos alguma coisa de música country, então isso ajuda a se identificar com esse tipo de canção. E eles também dançaram tudo certinho, estavam muito bem sincronizados”, contou o sênior João Victor Luz, 16, do Grupo Escoteiro Paineiras, de São Paulo.
Seu colega de grupo Arthur Oliveira, 15, porém, teve outra opinião: ele preferiu a apresentação da delegação do México. “Eles apresentaram Un Poco Loco, que é a música daquele filme ‘Viva, a Vida é uma Festa!’ Foi bem legal, o pessoal sabia a música e alguns cantaram junto”, afirmou.
A coordenadora do Festival do Folclore, Ariadne Nobato, avaliou de maneira positiva o evento. “Foi muito bom. As apresentações encerraram o Dia Interamericano com muita alegria, dando oportunidade aos jovens de conhecerem um pouquinho mais da cultura uns dos outros”, afirmou.
Ariadne lembrou ainda que as apresentações envolveram um grande e extenso trabalho prévio, de confecção de roupas a ensaios de coreografias. “A beleza de um evento desse está nos bastidores, no tempo que as crianças levaram ensaiando, no suor derramado, no orgulho que emanava de cada uma ao representar seu povo. Todas essas crianças se esforçaram muito para fazer uma apresentação maravilhosa”, falou a coordenadora.
Acompanhe as redes sociais do #JamCam2020!
facebook.com/jamcam2020
instagram.com/jamcam2020
twitter.com/jamcam2020
Este evento é patrocinado por Sicoob, Sicoob Instituto, Copel, Carrefour e Toyota.