5 passos para a sua PME criar uma cultura de inovação

Mariza Mesquita
Jaraqui Valley
Published in
3 min readSep 24, 2021
Photo by Daria Nepriakhina on Unsplash

O fenômeno das startups, empresas altamente rentáveis e inovadoras já não é mais novidade. Em um mundo movido a Netflix, Spotify, Youtube e Google as atenções se voltaram totalmente para esses modelos de negócios. A inovação mais do que nunca se provou como um motor de lucros até então inimagináveis.

Mas não tão distante das startups, podemos encontrar empresas “comuns” e dividi-las em alguns grupos. O primeiro são as grandes empresas com potencial para investir tempo, dinheiro e outros recursos em inovação. Essa estratégia alinhada com ESG tem trazido bons resultados e permitido que essas empresas saiam na frente. Do lado oposto, temos os microempreendedores forçados a se reinventar e inovar todos os dias para garantir seu espaço no mercado. Aqui, a luta pela sobrevivência é mais selvagem e sangrenta.

No meio termo encontramos as PMEs com flexibilidade ligeiramente maior de recursos, mas sem saber como inovar enquanto lidam com um cenário econômico incerto e a pressão de concorrentes cada vez mais próximos dos seus clientes. Diante de tudo isso, a questão “como começar a inovar?” se torna cada vez mais latente. A solução é a criação de uma cultura voltada para a inovação que pode ser implementada seguindo cinco passos:

1. Conscientização do time e treinamentos

Sem dúvidas, o primeiro passo deve ser a conscientização de todos da empresa. Todo projeto novo precisa de pessoas verdadeiramente comprometidas com os objetivos para dar certo. Para implementar uma cultura de inovação a gestão de topo deve se conscientizar da importância dessa mudança e “comprar” a ideia, para então disseminar entre suas equipes. Os treinamentos e/ou palestras servirão para nivelar e possibilitar que toda a equipe fale o mesmo idioma.

Dica de Ouro: Essa ação não precisa envolver custos. Por que não chamar um voluntário da comunidade de empreendedorismo local (hello @jaraquivalley) para ajudar sua empresa?

2. Comitê de Inovação

Imprescindível para criar uma cultura de inovação, o Comitê de Inovação deve envolver pessoas de diferentes áreas e será responsável por determinar quais projetos deverão ser prioritários seguindo as diretrizes e objetivos da empresa. Essas pessoas serão as embaixadoras e ajudarão na transformação da cultura organizacional ao estimular inovação por todos os cantos da empresa.

3. Orçamento

O orçamento deve refletir a realidade de cada empresa ao envolver os recursos que cada uma delas pode e pretende despender. Ao contrário do que muitos pensam, o dinheiro é interessante, mas não primordial para implementar uma cultura de inovação. Afinal de contas, o recurso mais caro que existe é o tempo e esse sim é um dos que não pode ser deixado de fora do orçamento.

Dica de Ouro: Muita coisa pode ser feita com dedicação do time, algum tempo e 0 (isso mesmo, ZERO) dinheiros.

4. Equipes Interdisciplinares

Uma vez que o Comitê de Inovação decidiu criar um projeto para solucionar determinado problema e já definiu qual será o orçamento, chegou a hora de montar o time responsável.

Inovação surge de diferentes ideias e para sair fora da caixa é importante visualizar um problema de pontos de vistas diferentes. As equipes interdisciplinares auxiliarão a sua empresa a visualizar um problema de diferentes formas e encontrar soluções que até então não haviam sido abordadas.

Dica de Ouro: Diversas startups podem te ajudar nessa tarefa. Para evitar custos desnecessários, por que não criar uma parceria com elas? Faça da sua empresa um laboratório de inovação.

5. Metas e Acompanhamento

Time formado! Agora é hora de estabelecer as metas e milestones do projeto e seguir em frente. O follow-up aqui é imprescindível. Quando os colaboradores enxergam que a empresa está acompanhando e despendendo tempo em um projeto de inovação fica mais claro para todos o comprometimento e a valorização de uma cultura voltada para a inovação.

Gostou desse texto? Me conta nos comentários. Eu adoraria ouvir sua contribuição. :)

--

--

Mariza Mesquita
Jaraqui Valley

Consumidora compulsiva de conteúdo. Cinéfila. Curiosa.