Flash SEBRAE e suas contribuições para o ecossistema de startups no Amazonas

Glaucia Campos
Jaraqui Valley
Published in
4 min readJul 4, 2017

Acompanhando a nova tendência de negócios digitais, o SEBRAE Amazonas atua desde 2014 com o projeto economia digital para startups, este que conquistou uma identidade própria através de um atendimento formatado para o público jovem e inovador, chamado de Flash SEBRAE para Startups. Durante 3 anos de atuação, o Flash assumiu seu posicionamento frente a parceiros, incentivadores, apoiadores, startups, e o nosso ecossistema Jaraqui Valley.

Consolidou-se como uma pré-aceleração de startups, projetos e ideias. Empoderando jovens, projetos inovadores, incubadoras, aceleradoras, movimentos, e se tornando referência para os SEBRAE’s Norte de processo de pré-aceleração de startups. Contribuiu, de forma ainda pontual, para o trabalho mais facilitado de atores e parceiros, uma vez que as ações do projeto movimentam e oxigenam o ecossistema, e atores e parceiros podem reconhecer a sua atuação. O fomento a ideias inovadoras, a reunião do segmento, a qualificação do jovem empreendedor, estímulos à inovação, eventos, geração de networking, interlocução de atores e entre outras ações se destacam nesse sentido.

Durante o ano de 2016 o Flash SEBRAE assumiu um formato mais orgânico no seu processo, fazendo um grande chamamento de público para dentro do SEBRAE, dando espaço para uma convocação única, ação chamada de Flash Makers, que proporcionou o acesso à cultura startup, informação de qualificada sobre o tema, momentos tira dúvidas, levantamento de banco de dados e inscrição de ideias no projeto. Todo esse formato permitiu que o Flash SEBRAE se consolidasse como ponto de partida na jornada de CEOs, CoFounders, Founders e demais membros de uma startup.

O apoio e direcionamentos do SEBRAE NA foram de primordial importância para a conquista de uma identidade própria de atendimento e reconhecimento pela sociedade acerca do SEBRAE e atendimento inovador, as ações macros de interligação com os Estados, que visam o fortalecimento de nossa comunidade e a consolidação de startups de sucesso no mercado foram exemplos desse envolvimento. Fruto dessa interligação com estados, surgiu o evento Flash Day, que tem como objetivo a divulgação dos selecionados para a pré aceleração, teve com convidados gestores de outros estados para disseminar a cultura da inovação nesse segmento.

Ainda no ano de 2016 o Flash SEBRAE iniciou o seu processo de interiorização, atingindo municípios como Tabatinga, Presidente Figueredo, Parintins e Humaitá (em parceria com a ação da UPPDT- Festival de Negócios). O projeto tornou-se multidisciplinar, com uma atividade principal de formação de projetos de startups (contemplando diversas ações: cursos, palestras, mentorias, networking, acesso a eventos, acesso a parceiros e etc) e com atividades secundárias de aproximação, arregimentação, orientação de ideias, promoção de eventos e outras atividades.

Uma outra ação de grande destaque, foi o evento SEBRAE STARTUP JUNGLE, realizado em meados de setembro de 2016, com repercussão nacional, o evento mostrou a cara do SEBRAE Amazonas para o Brasil, com a proposta de em 3 dias de intensa imersão no meio da floresta, 70 participantes puderam pensar soluções inovadoras para região Amazônica.

Todas essas ações só foram possíveis com o apoio de parceiros estratégicos, que desde o ano de 2014 proporcionam mais capilaridade para a realização de ações: incubadoras e movimentos empreendedores dentro dos Institutos de Ensino Superior: Ayty, Uninorte Empreede, Ulbratech, RAMI (Rede de Inovação da Amazônia), Fucapi, SENAI Escola, Empresa Júnior Dom Bosco, Empresa Júnior Uninorte, Empresa Júnior Agronomia Zootecnia, Empresa Júnior Engenharia UEA, Hub de Inovação UEA. Seguindo a mesma linha de espaços colaborativos, o SEBRAE AM atua em parceria com Impact HUB e Vila Hub Coworking. Com a ações específicas do SEBRAE Lab, a tendência é aproximar investidores da nossa carteira de parceiros, proporcionando mais escoamento para os projetos atendidos dentro de nossas metodologias.

Para o ano de 2017 o Flash SEBRAE quer fortificar as suas ações, manter o seu posicionamento no AM, estreitar parceiras, iniciar atividades conjuntas no SEBRAE LAB, e iniciar tratativas de investimentos em startups. As ações como Flash Makers, Flash SEBRAE, Flash Experience, Flash Growth (todas voltadas para atendimentos as startups e projetos inovadores) serão realizadas no espaço colaborativo e inovador do SEBRAE LAB. Dentro das metodologias SEBRAE de atendimento, o Flash tem o objetivo de continuar o desenvolvimento das startups já participantes do projeto, captar mais projetos inovadores, para isso terá as prioridades de atuação nos seguintes momentos de maturidade da startup:

IDEAÇÃO: Com as ações Flash Makers e Flash Experience, manter a atuação potenciais empresários que já possuem uma ideia, já definiram um segmento de mercado a atuar e que buscam validar para criar o seu negócio. OPERAÇÃO: Com o processo de pré-aceleração Flash SEBRAE e atividades posteriores de acompanhamento e direcionamentos, reforçar a atuação com o empresário que está na fase inicial da empresa e que precisam de ferramentas técnicas de gestão que possam ser implantadas imediatamente na operação do negócio para possibilitar o crescimento. TRAÇÃO: Com atividades de preparação de investimentos — Flash Growth, acesso a mercados, inovar a atuação com empresário que superou as questões e dilemas iniciais de uma empresa nascente e que estão focados em alavancar o crescimento dos seus negócios.

Rumo ao Flash 2017 e a um @JaraquiValley mais consolidado!

--

--

Glaucia Campos
Jaraqui Valley

Development of Entrepreneurs and Communities of Startups