Feedback Negativo

No mundo da tecnologia, diferente do que todo mundo imagina, não é comum a cultura de feedback.

Minto, na verdade é bem comum nas empresas, mas o que não é comum é funcionar. Mas porque?

Olha, não sou nenhum especialista nisso, sei o que aconteceu comigo. 80% das empresas onde trabalhei, o feedback era somente processo. Ninguém falava a verdade. O que era falado era um mundo bonito e mentiroso. Isso porque ninguém queria se “prejudicar”. Todos pensavam. “Se eu falar a verdade, vão me demitir.

Mas o feedback tem uma capacidade super importante. Possibilitar crescimento. E isso todo profissional busca. Neste sentido, o feedback principal é o negativo ou o famoso construtivo. Falar coisas boas, as coisas que sabemos que o outro faz bem é fácil. Difícil é falar algo construtivo para que o próximo possa corrigir algo.

Eu sempre me importei com o feedback construtivo. Porque sempre busquei saber o que eu errava, que muita das vezes não enxergava. Mas esse feedback é mais raro.

Existe uma linha muito pequena entre o feedback construtivo do destrutivo. Recebi um destrutivo uma vez e que me fez virar minha vida 180 graus. Foi um feedback tão ruim que levei meses pra processar aquilo e de fato tentar entender o porque, o que eu tava fazendo de errado.

Daí que do nada, a poucas semanas conversando com um amigo, escutei algo assim. “O cara falou tão mal do x que pra mim, aquilo dizia mais sobre ele.”. Isso me fez ter paz. Algumas pessoas precisam justificar suas falhas, ou os seus insucessos culpando os outros. É muito mais fácil. As escadas de muitos são as costas de outros. Para que funcione, é preciso derrubá-los, sem importar no valor, amizade ou no trabalho que foi feito.

Faça feedback construtivo para todos. Peça feedback construtivo e você vai encontrar possibilidades de crescimento que nenhum livro vai te mostrar, mas nunca faça o destrutivo. Ninguém merece isso.

--

--

Marcelo de Souza Vieira
;) -> Java e Arquitetura de Forma Mastigada |;)

CTO at Sellers. I work since 2004 with Java and a passion for the profession. I am enthusiastic about Open Source projects.