Líder ou Chefe? — A vida ensina

Um dia estava refletindo sobre tudo que já passei na minha carreira e sobre o momento atual, liderando hoje, outubro de 2021, um time mega motivado, na Fintech Sellers. É muito estranho fazer essa reflexão pra mim.

A poucos anos atrás eu nunca imaginaria que eu seria líder de fato de algum time. Realmente sempre achei que não tinha aptidão. Sempre quis ficar na área técnica que sempre foi minha maior paixão. E por essa linha, quando tive a oportunidade de ser líder.

Mas isso que me pergunto. Porque agora, consigo ser líder?

Tive muitas pessoas na minha carreira que foram ou líderes ou chefes. Infelizmente, poucos foram líder de fato. Mas isso foi importante para mim. Aprender o que fazer é fácil. Agora aprender o que não fazer, é muito mais difícil.

Tive chefes que tiravam pessoas do banheiro para poder mandar fazer algo. Tive chefes que ignoravam todas as opiniões e o que somente importava era a dele. Tive chefes que o feedback era só pra falar bem da empresa. Todos tinham medo de falar a verdade. Tive chefes que deram tanta liberdade sem direção que me tornei uma barata tonta.

Infelizmente tive poucos líderes, mas que fizeram uma marca muito forte. Tive um líder que no primeiro dia de trabalho, me falou que se meu sonho era um dia trabalhar fora do Brasil, ele seria o primeiro a me ajudar, durante o tempo que eu permaneceria na empresa. Isso parece bobeira, mas é genial. Muitas empresas contratam achando que os profissionais vão se aposentar nas empresas. Mas na área de tecnologia não funciona bem assim. Mas na visão desse meu líder, mesmo estando momentaneamente na empresa, com sonho de trabalhar fora, ele me queria motivado, 100% do tempo, para ser o melhor de mim. Isso pra mim foi revelador.

Então, que líder eu sou? Sou uma mescla dos líderes e chefes, que tive na vida, não cometendo os erros que vi acontecer e seguindo o caminho corretos dos líderes que tive.

Objetivo, motivação, liberdade, transparência e feedback são um dos meus pilares. Talvez a liberdade, transparência e o feedback sejam a chave. Ajudar de fato os profissionais, a crescerem, tecnicamente e como profissionais, motiva muito. Dar liberdade e cobrar resultado também. Liberdade de opinar, do código ao processo, dá a sensação de dono para o time. Isso motiva muito. Motivação faz o profissional se doar 100% o tempo todo e isso faz ele entregar muito mais valor para a empresa.

Ainda me pergunto. Porque agora, consigo ser líder?

A resposta é simples. Sendo líder e não chefe.

--

--

Marcelo de Souza Vieira
;) -> Java e Arquitetura de Forma Mastigada |;)

CTO at Sellers. I work since 2004 with Java and a passion for the profession. I am enthusiastic about Open Source projects.