Sênior de 2 anos? oi?

Ultimamente tenho me apaixonado pelo Twitter. As discussões “sérias” do Twitter fazem a gente rir o dia todo. Mas o melhor são os comentários. Isso não tem igual.

Mas nos últimos meses vi um post com a seguinte pergunta. “Existe sênior de 2 anos?

Parece uma pergunta idiota, mas não é. E na área de tecnologia, onde tudo pode ser invertido, não tem uma resposta simples.

Vou responder em uma frase simples, de uma palavra, que falo várias vezes ao dia.

Depende

E vou explicar o porque.

Vou tentar explicar respondendo a seguinte pergunta. O que busco em um engenheiro de software sênior?

Experiência

A primeira coisa que penso é experiência. Se estou precisando de um profissional experiente, é porque tenho um trabalho a ser feito que precisa de alguém mais pronto, que possa antecipar problemas, saber as melhores alternativas, entre as várias. Ter uma curva baixa de aprendizado, ter uma performance melhor.

Mas experiência, não é tempo de carreira. Conheci profissionais que trabalharam 10 anos em uma empresa e que eram “sênior”. Mas alguns passaram os 10 anos trabalhando com as mesmas tecnologias. Provavelmente em uma outra empresa, ele não seria sênior.

Porque pra mim, o maior valor é ter feito, a mesma coisa, de várias formas diferentes, com Framework diferentes, com arquitetura diferentes, bancos diferentes, etc. Porque isso vai dar a capacidade de ter as melhores decisões, baseado em experiências próprias.

Resiliência

Projetos de software não são fáceis. Nenhum projeto na verdade é fácil. Sempre que tem alguém pagando, vai existir cobrança. Compre um PS5, que está valendo ai, em 2020, quase R$ 5 mil. Dai ele chega atrasado, estragado. Você vai reclamar.

Veja então um cliente, que contrata uma empresa e quer desenvolver um software. Ele está pagando, em um prazo, seila, 1 milhão de reais. Dai o projeto começa a atrasar, por qualquer motivo.

Não tem como, vai ter pressão, vai ter estresse. Nesses momentos, é que a experiência conta. Porque fazer tudo que o cliente quer não resolve. É preciso administrar uma pressão, sem deixar que isso leve o profissional ao caos. Requer muita inteligência emocional e resiliência.

Isso um sênior precisa ter.

Liderança

Aqui algumas pessoas vão me xingar. Xinga não :D

Aqui não busco líder de pessoas, mas líder técnico. Alguém de referência para os profissionais com menos experiência, que ajuda nos melhores caminhos.

Neste ponto, muita gente falha. Claro, no MEU conceito.

Existe muito Ego. Muita gente achar que é o ninja da programação. Que sabe mais que o Jiraia, odeia ser contrariado, e ainda não gosta de ensinar.

Mas a característica pra mim sobre o melhor líder, é aquele que ensina pescar. O papel de um bom líder é ajudar o time a escolher o melhor caminho e não dar o melhor caminho. É incentivar a busca de conhecimento, e não ele fazer as coisas para o outro profissional.

O sênior não fala como faz. Se possível ele mostra os caminhos e analisa as escolhas, prevendo algum problema futuro. Mas porque? Porque as pessoas são diferentes, cada dev desenvolver diferente, existem várias decisões com o mesmo resultado. E não queremos todo mundo pensando e programando do mesmo jeito, né? Nem o dev quer.

Resumo

Não é atoa que um sênior ganha mais. Porque o que buscamos nele é algo que vale mais mesmo.

Entendo que hoje existe empresas, que pela concorrência, pagam salário de sênior para um júnior. Por mim ta tudo certo. O errado, pra mim, é criar o conceito que existe sênior de 2 anos de carreira. Porque não, na minha opinião. E porque? Experiência, Resiliência e Liderança

======

Na Alcatéia Dev vários cursos que vão lhe ajudar a virar um Dev Sênior.

Clique aqui e confira.

--

--

Marcelo de Souza Vieira
;) -> Java e Arquitetura de Forma Mastigada |;)

CTO at Sellers. I work since 2004 with Java and a passion for the profession. I am enthusiastic about Open Source projects.