ProjetoGnus. Microservice e importação de dados em massa

Todo ano no Parque Nacional Serengeti, acontece o que chama de “A Grande Migração dos Gnus”. 1,7 milhões de gnus saem do sul de Serengeti e vão para o norte.

Um dia estava refletindo sobre os cursos que estou escrevendo e os demais conteúdos que vamos encontrando pela internet. A maioria eram pedaços de códigos com exemplos bem simples.

Com isso comecei a pensar em criar um curso, que mostrasse do início ao fim do desenvolvimento de software.

Desenvolvimento de software é só código fonte?

Muitos pensam que sim. Na verdade não.

Desenvolver software vão muito além de código. E aqueles que saem codificando, tenho certeza que vão refazer algumas vezes o sistema por não se planejarem.

Então o curso Projeto Gnus foca em uma sequência bem simples do desenvolvimento de software, que usei como referência no meu dia a dia como CTO da Evoluum. O objetivo é construir uma solução real, com um problema real, desde a arquitetura até a configuração em produção.

No curso:

Passo 1: Nós vamos entender o que o cliente fala

Se você não compreender bem o que o cliente fala, nem adianta avançar. Porque é muito importante alinhar as expectativas com o cliente.

Passo 2: Vamos analisar os requisitos

Depois de toda a conversa com o cliente, tente criar os requisitos, criar histórias e aprovar com o cliente. É mais um passo importante de alinhamento e expectativa.

Passo 3: Vamos fazer um planejamento

Entendendo o que o cliente necessita, e tenho os requisitos, vamos montar um planejamento de execução:

Você não precisa ter todas as respostas, mas se organizar para poder em cada momento focar uma um item é muito importante. Este planejamento pode ser a diferença de você ter sucesso ou não.

Passo 4: Vamos fazer a arquitetura e criar as especificações técnicas

O curso mostra como criar ter uma visão simples de arquitetura e criar as issues/especificações para serem usadas no desenvolvimento.

Passo 5: Vamos codificar todos os microservices

Vamos codificar todos os microservices, usando Spring Boot, Kafka, Postgres, etc…

Passo 6: Vamos configurar a infraestrutura e CI/CD

Vamos configurar uma infraestrutura com Vagrant, configurar SonarQube, Jenkins, Docker, Docker Swarm e as pipelines de cada microservice.

O curso está dividido em 2 partes. Clique aqui e confira.

--

--

Marcelo de Souza Vieira
;) -> Java e Arquitetura de Forma Mastigada |;)

CTO at Sellers. I work since 2004 with Java and a passion for the profession. I am enthusiastic about Open Source projects.