Por que o Founders Fund investiu no Jusbrasil

Javier Mardones
javiermardones
Published in
8 min readJul 23, 2017
JusBrasil

Nesse artigo será discutido o monopólio da startup jurídica Jusbrasil. A análise será baseada no livro Zero to One: Notes on Startups, or How to Build the Future, de Peter Thiel.

O Jusbrasil foi fundado em 2008, inicialmente como um buscador de informações jurídicas, e hoje é a maior plataforma de conexão entre advogados e clientes no Brasil.

Ano passando, juntamente com a fintech Nubank, recebeu investimento do renomado Founders Fund, que tem no seu portifólio empresas como SpaceX e Palantir, e que somente investe em empresas com capacidade de monopolizarem seus respectivos mercados.

A análise a seguir baseia-se nos quatro elementos de um monopólio, presentes no livro Zero To One:

Tecnologia

Efeito de Rede

Escala

Marca

Tecnologia

A característica principal de um monopólio é possuir uma tecnologia pelo menos 10 vezes melhor do que os seus competidores.

Considere o Google por exemplo: é o maior buscador do mundo porque possui o melhor algoritmo. Isso soa óbvio até pensarmos por que empresas igualmente ricas e capazes, como a Microsoft, não conseguem criar um buscador tão bom ou melhor.

Em conjunto com a tecnologia, é preciso que a principal função do produto seja facilmente acessível e executável: de que adianta possuir o melhor algoritmo do mundo se o usuário tem dificuldade em realizar buscas?

Portanto, facilitar a principal transação do produto é igualmente importante à tecnologia utilizada.

O Jusbrasil permite que o usuário execute com especificidade e facilidade sua principal função: conectar advogados com potenciais clientes, como pode-se visualizar na sequência abaixo:

Logo após é feito um questionário a respeito da situação do cliente e um espaço para considerações finais, reproduzido abaixo:

Ao especificar dessa maneira a busca por um advogado, a plataforma consegue realizar buscas mais específicas, com uma maior probabilidade de sucesso e à um custo menor, cumprindo, portanto, a função mais importante de qualquer plataforma: diminuir o custo de transação de uma operação.

No caso da contratação de um advogado, podemos considerar três custos de transação que são resolvidos pela plataforma:

  1. Busca

Especificando o seu problema, a sua busca se torna rápida e o seu problema tem uma chance maior de ser resolvido.

2. Acordo

Ao enviar seu problema, alguns advogados irão entrar em contato com para saber mais sobre o seu caso e como podem ajudá-lo. Isso significa que você avaliará de forma rápida várias opções, tornando o seu processo de decisão mais rápido e facilitando um acordo com um dos advogados, o que iria demorar mais caso você procurasse um advogado de cada vez.

3. Cumprimento do acordo

Uma vez que as duas partes utilizaram a plataforma para chegar até essa etapa e provavelmente possuem em utilizar a plataforma novamente, não faz sentido descumprir o acordo inicialmente proposto, uma vez que isso acarretaria prejuízo para duas partes: o advogado seria mal avaliado na plataforma e o cliente poderia se prejudicar no processo.

Plataforma de Troca & Plataforma de Conteúdo

Do ponto de vista da conexão entre advogados e clientes, podemos considerar a startup como uma Plataforma de Troca, uma vez que permite a realização de uma prestação de serviço. No entanto, como pode-se ver na opção à esquerda da página principal, a plataforma disponibiliza várias informações jurídicas, sendo que parte dela é produzida pelos próprios usuários, o que também a torna uma Plataforma de Conteúdo, consolidando ainda mais o seu monopólio no setor.

A produção de conteúdo de qualidade é um dos aspectos mais impactam no SEO e, caso você busque por conteúdos jurídicos no Google, o Jusbrasil será um dos primeiros nos resultados.

De acordo com o site SimilarWeb, o tráfego mensal do Jusbrasil é de 18,60 milhões de visitas:

Fonte: SimilarWeb

Sendo que 84,12% do tráfego da provêm buscas e que 99,90% dessas buscas são orgânicas:

Fonte: SimilarWeb
Fonte: SimilarWeb

Explorando ainda mais o papel do marketing de conteúdo na plataforma, as 5 palavras-chaves que mais resultam em tráfego orgânico para o site são relacionadas ao conteúdo disponibilizado:

O interessante é que apesar de 75% dos advogados do Brasil terem perfil na plataforma, a palavra-chave “advogado online” ou qualquer outra relacionada, não consta entre as cinco orgânicas principais e sim entre as cinco principais pagas:

Isso ocorre porque a primeira inovação do Jusbrasil foi justamente disponibilizar informações jurídicas que não eram rastreadas pelo Google.

Conforme artigo publicado no site DRAFT, foram os programadores da plataforma que criaram um algoritmo para buscar esse conteúdo não indexado, disponível apenas nos sites de tribunais, e direcionar os links que apareciam no Google para o site, um “growth hack” similar ao utilizado pelo Airbnb com a Craiglist.

Apesar de não ser a principal função da plataforma, o marketing de conteúdo continua desempenhando papel importante na plataforma, uma vez que tráfego orgânico diminui o Custo de Aquisição por Cliente (CAC) , aumentando o seu Lifetime value (LTV) e, consequentemente, o seu lucro no longo prazo.

Além desses elementos, a startup possui um serviço de alerta, que pode ser utilizado por pessoas e empresas, para receberem informações sobre seus nomes.

Ao adicionar novas funcionalidades à plataforma, a startup entra em áreas relacionadas ao seu negócio principal e consolida-se cada vez mais como um portal único de informações jurídicas.

A próxima característica a ser analisada será o Efeito de Rede, responsável por tornar qualquer plataforma mais valiosa a medida que novos usuários são adicionados.

Efeito de Rede

Efeito de rede ocorre quando um produto ou serviço se torna mais valioso a medida que várias pessoas o utilizam.

Redes sociais, como Twitter e Facebook, são exemplos de plataformas que se tornam mais valiosas a medida que novos usuários se cadastram, no entanto possuem características diferentes: no Facebook as conexões são bidirecionais, ou seja, você adiciona uma pessoa e você tem acesso às informações dela caso ela aceite ( na maioria das vezes). Por outro lado, no Twitter, é possível seguir várias pessoas sem que essa pessoa siga você e vice-versa, o que resulta em conexões assimétricas: é possível ter vários seguidores sem seguir ninguém.

No Jusbrasil, o Efeito de Rede ocorre quando novas perguntas são realizadas e quando um profissional segue outro dentro da plataforma. Considerando a definição exposta acima, podemos considerar que as conexões são unidirecionais, uma vez que vários advogados podem responder a mesma pergunta e o processo de conexão dentro da rede ocorre de forma similar ao Twitter.

Outra característica importante do Efeito de Rede é se a plataforma possui utilidade para somente um usuário ou não. Essa característica é visível nos programas de comunicação: não há sentido em usar WhatsApp se você não possui nenhum contato, tornando o produto valioso se e somente se pelo menos duas pessoas o utilizarem para comunicar.

Considerando a função principal da plataforma a conexão entre advogados e clientes, a plataforma precisa de mais de um usuário. No entanto, essa não é a única função da plataforma, já que é possível acessar um vasto conteúdo jurídico e assinar um serviço de alertas, tornando assim a plataforma útil para somente um usuário.

Finalizando a análise do Efeito de Rede, há a estratégia de crescimento adotada pela empresa, que começou oferecendo um conteúdo jurídico exclusivo para qualquer pessoa (antes disponível somente para pessoas da área), depois criou a possibilidade dos usuários escreverem conteúdo relevante para o site e só depois criou a plataforma para advogados e clientes se conectarem, ou seja, começou sendo útil para somente um usuário para depois passar para um modelo mais difícil e complexo de crescimento, que depende da adesão de novos usuários e da continuidade dos antigos.

Essa estratégia de começar monopolizando um pequeno mercado para depois escalar, foi adotada pelo PayPal, Facebook e Airbnb, e está detalhada no livro Zero To One.

A próxima característica analisada será a capacidade de Escalar da plataforma.

Escala

A terceira característica de um monopólio é a capacidade de escalar, permitindo um crescimento exponencial ao invés de linear.

A capacidade de escalar do Jusbrasil fica visível nos dados citados, novamente, no artigo da Draft:

  • 1 milhão de acessos diários
  • 1 bilhão de documentos indexados
  • 548 mil advogados cadastrados
  • R$ 1 bilhão em negócios por ano
  • 500 mil conexões anuais entre advogados e clientes

Como já foi citado, a plataforma permite conexões unilaterais e oferece mais de um serviço, não tendo as limitações de um negócio linear e, portanto, escalando de forma rápida.

A próxima e última característica que será discutida é a Marca.

Marca

“Your brand is what people say about you when you are not in the room.” Jeff Bezos

Conforme explicado no livro Zero To One, uma marca forte é essencial para a consolidação do monopólio de uma startup: a Apple é imediatamente associada à produtos com um design, hardware e software excelentes e a Amazon ao preço baixo e excelente atendimento ao cliente.

Obviamente, somente a marca não basta: é preciso ter todas as três qualidades citadas anteriormente para que a marca tenha relevância.

No caso do Jusbrasil, eu associo à plataforma à informações jurídicas de qualidade, uma vez que já resolvi dois problemas utilizando as jurisprudências disponibilizadas gratuitamente no site. Para alguém que utilize a plataforma para se conectar com advogados, provavelmente a associação será em relação à eficiência da plataforma em realizar o processo.

Observações

Ao utilizar o livro Zero To One para realizar essa análise, considerei o fato de o autor, Peter Thiel, ser um dos fundadores do Founders Fund, buscando assim entender um pouco o processo de análise do fundo.

As entrevistas com Brian Singerman e Kevin Hartz, ambos parceiros no Founders Fund, no podcast Twenty Minutes VC, também serviram de base para essa análise.

Considerações finais

Primeiro, agradeço a você por ler até o final.

Segundo, parabenizo à toda equipe Jusbrasil pelo excelente produto que estão desenvolvendo e desejo sucesso à todos nessa jornada. =]

Links:

Zero to One: Notes on Startups, or How to Build the Future — Peter Thiel

Twenty Minutes VC

A Jusbrasil é uma startup jurídica. Mas primeiro veio a comunidade e, só depois, o modelo de negócios

Founders Fund

All about Network Effects

Links relacionados:

O Guia Completo Da Renda Fixa: http://javiermardones.com.br/o-guia-completo-da-renda-fixa/

Alocação De Ativo: A Estratégia Barbell: http://javiermardones.com.br/alocacao-de-ativo-a-estrategia-barbell/

Análise Da Ação Do Banco Inter — BIDI4:http://javiermardones.com.br/analise-da-acao-do-banco-inter-bidi4/

A Estratégia Tail Hedging: http://javiermardones.com.br/analise-da-acao-do-banco-inter-bidi4/

Como Investir No ETF SMAL11: http://javiermardones.com.br/como-investir-no-etf-smal11/

Como Investir No ETF BOVA11: http://javiermardones.com.br/como-investir-no-etf-bova11/

Fundo de Investimento Multimercado Multiestratégia:http://javiermardones.com.br/fundo-multimercado-multiestrategia-xp-gold/

Órama Ouro x XP Gold: Qual A Diferença?:http://javiermardones.com.br/xp-gold-x-orama-ouro-qual-a-diferenca/

--

--