A minha jornada: Da hesitação à oportunidade
O meu nome é Pedro e sou estudante de Engenharia e Ciência de Dados em Coimbra. Durante boa parte da minha licenciatura, estava focado apenas nas aulas e em cumprir os requisitos académicos. A verdade é que eu não tinha grande interesse em me envolver em atividades “extracurriculares”, pois para além do futebol, tenho uma outra vida no Porto.
No entanto, algo mudou quando ouvi falar sobre o “.works”, o evento anual organizado pela jeKnowledge. Por algum motivo, a ideia de interagir com empresas locais e descobrir oportunidades de estágio e emprego me intrigou. Eu sabia que precisava de começar a pensar para além das aulas e ganhar experiência prática.
No dia do evento, decidi ir dar uma olhadela, embora um pouco hesitante. Passei pela sala, ouvi a apresentação de uma senhora muito simpática que trabalhava na Inovaria e no final fiquei com uma caneta e um panfleto. Foi aí que descobri uma pequena parte do trabalho da jeKnowledge. Eu já tinha ouvido falar sobre eles, mas nunca considerei seriamente a ideia de me juntar a uma Júnior Empresa.
Conversei com alguns membros de diferentes Júniores empresas em Portugal (Fep Júnior Consulting, Junitec, e, como não podia deixar de ser, jeKnowledge), que partilharam comigo as suas experiências e projetos empolgantes. Falaram-me das oportunidades de desenvolvimento pessoal, trabalho em equipa e impacto que a organização tinha, tanto na universidade quanto no mercado. A paixão e o profissionalismo que demonstraram eram contagiantes!
Naquele momento, algo mudou dentro de mim. Senti uma grande curiosidade e uma vontade de me aventurar por novos caminhos. Pensei para mim: “E se eu pudesse ganhar habilidades práticas e contribuir para projetos reais que realmente fizessem a diferença?”. Foi uma perspectiva tentadora.
Decidi que era a hora de sair da minha zona de conforto e de me desafiar. Eu queria aprender mais, crescer como profissional e expandir os meus horizontes. No impulso do momento, fui falar com um amigo que era um dos membros da jeKnowledge e manifestei-lhe o meu interesse.
Ele explicou-me o processo de seleção e o comprometimento necessário para poder ser membro. Eu estava ciente de que seria um desafio e exigiria tempo e esforço extra, mas estava disposto a fazê-lo.
Nos dias seguintes, comecei a preparar-me para o processo seletivo. Estudei tópicos relevantes, melhorei as minhas hard e soft skills e dediquei-me a estudar projetos da empresa para ganhar um maior conhecimento sobre esta. Foi uma jornada intensa, mas também enriquecedora, pois ia aprendendo coisas novas e estava cada vez mais confiante.
Finalmente, chegou o dia da entrevista. Eu estava nervoso, mas também animado para mostrar meu potencial. Mais tarde e para minha alegria, recebi a notícia de que havia sido selecionado para passar à próxima fase.
Hoje em dia, posso dizer que consegui atingir o meu grande objetivo de ser mais um membro desta família!