Onboarding jeKnowledge
Chamo-me João Antunes, frequento o segundo ano da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores em Coimbra e, mais recentemente, entrei na jeKnowledge como estagiário do departamento de Inovação. Como é habitual todos os anos, assim que é iniciada a fase de estágio é dinamizado um evento onboarding que decorre durante dois dias repletos de formações e palestras relacionadas com o propósito da jeK. Este é um evento que tem também um papel bastante importante na nossa integração como estagiários.
O primeiro dia começou com a formação de CV e pitch conduzida pelo João Rovira, Talent Acquisition Senior Analyst & Employer Branding na Accenture Portugal que nos deu dicas muito importantes sobre como devemos elaborar o nosso CV fazendo referência àquilo que devemos ou não ter presente no nosso CV. Para além disso partilhou connosco vários aspetos relevantes a considerar quando elaboramos um pitch como por exemplo a nossa linguagem corporal e a confiança no discurso. Seguiu-se depois um conjunto de várias atividades bastante impactantes sobre Criatividade e Inovação lideradas pelo senhor Pedro Paiva — Consultor/Formador na área da Inovação. A primeira atividade foi realizada no sentido de nos apresentarmos referindo duas razões que nos tornam inovadores e criativos. Posteriormente foi nos proposto revelar alguns motivos pelos quais achamos essencial ser inovador e, para terminar, foi nos lançado o desafio de idealizar uma nova peça de xadrez seguindo o “design thinking”, através de uma dinâmica de grupo.
O início do segundo dia do evento ficou marcado pelo workshop de Organização de Eventos dirigido pela Madalena Abreu, professora de Marketing na Coimbra Business School. Inicialmente refletimos sobre aquilo que nos leva a organizar eventos e o que atrai as pessoas a aderirem aos eventos e, logo de seguida, foram realizados pitch’s por alguns de nós num ambiente super construtivo. Ainda durante a manhã decorreu a formação de Parcerias realizada pelo David Teixeira, coordenador do departamento de Inovação da jeK, e pela presidente da jeKnowledge — Rita Matos. A tarde do segundo dia começou com a apresentação do propósito da existência do Movimento Júnior Português que contou com Mariana Saraiva, membro da direção da JE Portugal. Para terminar, o resto da tarde/noite foi dedicada a um hackathon que consistiu em criar a ideia de um evento assim como o plano de apresentação, orçamento, potenciais parcerias e toda a logística necessária, para posteriormente ser apresentado diante de todos os membros da jeK.
Após o término destes dois dias super enriquecedores resta-me agradecer a toda a organização do onboarding por ter proporcionado um evento bastante impactante a vários níveis. Todas as formações e palestras foram muito pertinentes e proporcionaram-nos insights valiosos que nos fazem estar ainda melhor preparados para contribuir para a missão e visão da jeKnowledge.