SBV — A importância na preservação da vida

Inês Lopes
jeKnowledge
Published in
2 min readApr 22, 2024

A jeKnowledge teve o prazer de receber no Departamento de Física a formadora Nádia Silva, do projeto “Reanimar a Brincar”, um projeto que consiste em sessões de Suporte Básico de Vida para crianças, mas desta vez com um público alvo um pouco diferente. O “Reanimar a Brincar” desde 2017 percorre as escolas de todo o país divulgando gratuitamente os conhecimentos e técnicas que salvam vidas.

O Suporte Básico de Vida, também denotado de SBV, é um conjunto de intervenções cruciais para garantir a preservação da vida no decorrer de uma emergência médica e tem como objetivo fazer com que a vítima não sofra de paragem cardiorrespiratória. A paragem cardiorrespiratória (PCR) é um acontecimento repentino e consiste na interrupção ou falência súbita das funções cardíaca e respiratória. Segundo a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) as causas mais frequentes relacionam-se com alterações graves do ritmo cardíaco e enfarte agudo do miocárdio, também conhecido por ataque cardíaco.

O SBV tem um papel fundamental pois a sua rápida execução, que pode ser efetuada antes da chegada da equipa de socorro, aumenta fortemente as probabilidades de sobrevivência do paciente. Em Portugal foram registadas mais de 20.000 paragens cardiorrespiratórias pré-hospitalares entre 2013 e 2014 resultando numa taxa de sobrevivência à entrada do hospital de 4,43%, Sendo que apenas em 15% dos casos, foram realizadas manobras de suporte básico de vida antes da chegada de ajuda especializada. Sem manobras de SBV precoces, a probabilidade de sobrevivência a uma PCR com FV (fibrilação ventricular) diminui 10 a 12% por cada minuto em que a desfibrilação não é efetuada. Segundo Investigadores do CINTESIS que avaliaram o conhecimento de SBV do público, estima-se que cerca de 80% tem poucos conhecimentos de SBV e apenas 20% um conhecimento adequado. Ainda neste estudo verificou-se que cerca de 5% não sabem qual é o número de emergência europeu (112) nem sabem explicar em que situações o suporte básico de vida deve ser aplicado.

Estes dados demonstram que deve haver um maior investimento nas formações de Suporte Básico de Vida, pois estas são claramente uma necessidade nos diversos ambientes, desde instituições de ensino a empresas, desempenhando um papel fundamental na promoção da segurança e bem-estar dos alunos e funcionários.

Uma vez que o SBV pode ser executado por qualquer pessoa que tenha apenas a formação básica, torna a sua acessibilidade universal e está disponível em qualquer lugar e a qualquer momento. Assim, é altamente decisivo que todos saibam efetuar as manobras de SBV pois resulta numa elevada prontidão que pode significar a diferença entre vida e a morte, em situações críticas.

--

--