Fonte: Casas Bahia/Divulgação

Um conto sobre menor e melhor preço

Saulo Arruda
Jera

--

Há alguns anos, após um app começar a ter mais downloads nós tivemos algumas reviews negativas por conta dos anúncios, que era a única forma de monetização na época.

Então foi decidido que seria uma boa ideia criar uma forma do usuário pagar para os anúncios nunca mais aparecerem e a melhor forma de fazer isso é usando o recurso de In App Purchase da App Store.

Neste momento uma questão veio à tona: Quanto deveria custar a opção de nunca mais exibir anúncios?

As primeiras respostas foram coisas como, "o mínimo possível ($0.99)", "o equivalente ao LTV médio dos clientes" e, a minha favorita, "o quanto as pessoas estiverem dispostas a pagar (se é que alguém vai pagar)".

Escolhida a resposta, chegou o grande dia de testar se as pessoas pagariam e o quanto estariam dispostas. Para isto, nós definimos 4 possíveis preços: $0.99, $1.99, $2.99 e $3.99 e deixamos rodando 2 semanas com cada valor.

Por fim, o resultado foi bastante interessante:

Claramente, as 2 últimas opções não agradaram muito os usuários. A primeira vista, o melhor preço é de $0.99 visto que teve o maior número de vendas.

Mas, avaliando com um pouco mais de calma, vimos que a melhor opção para nós era de $1.99 com uma receita total de $107.46 versus $88.11 da primeira opção.

Ao longo do tempo também descobrimos melhores formas de "vender" essa opção com call-to-actions mais oportunos como substituir exibições do anúncio por banners do tipo "Você pode remover os anúncios para sempre por apenas $1.99".

Com isso, alguns meses depois alcançamos a receita de cerca de $300 por mês com esse novo recurso. Foi uma forma importante de aliar benefício para o usuário e uma nova forma de monetização para o app.

--

--

Saulo Arruda
Jera
Editor for

Hoje estou fazendo umas coisas por aí: empreendendo, cozinhando, fazendo música, programando um bocado, curtindo minhas filhotas e sendo feliz.