Diário de uma Viajante Mochileira

Jéssica Costa
A Garota do TI
Published in
5 min readJan 12, 2019

Viajar é uma das coisas que mais gosto na vida, conhecer lugares, pessoas e ver a vida de outra forma. Sempre quando posso vou conhecer meu país que cada dia me mostra mais curiosidades. Dessa vez fiz um mochilão com a galera do trabalho (inclusive duas tem meu nome, três é demais rsrs). Foi o estilo rachar os gastos, gasolina, hospedagem… O roteiro foi as praias do nordeste em quatro dias, final do ano de 2018. Visitamos dois estados, litoral sul de Pernambuco e litoral norte de Alagoas.

Mochilão significa levar o mínimo, um desafio para mim, porque sou a louca que acha que vai precisar de tudo, mas já estou trabalhando isso em mim. Saímos de Aracaju 4:30 da manhã e chegamos perto de meio-dia em Porto de Galinhas, município de Ipojuca, Pernambuco. Fiquei apaixonada por Porto de Galinhas, um lugar lindo, muito turista e detalhe: achei a galera muito educada. Mas como é lugar turístico com muito estrangeiro, se liguem nos preços. A praia de Porto é muito movimentada, mas o mar tava maravilhoso. No final da tarde fomos a Maracaípe, uma praia perto de Porto, por sinal muito linda, ver o pôr do sol dentro da água foi tipo magnífico. A noite fomos visitar a parte urbana de Porto e obviamente fui a louca turista atrás de souvenirs. Não deu para comprar tudo que eu queria, mas deu para quebrar o galho.

Maracaípe

No outro dia, fomos visitar as Piscinas Naturais, que são formações de água do mar que aparecem com a maré baixa rodeadas por recifes de corais ou rochas. Uma água tão calma que dava até para nadar, mas a partir do momento que a maré começa a subir é bom ficar atento. Não podia deixar de falar do meu primeiro batismo, bati o joelho em um coral e já me machuquei. Sangrava bastante e aconselho: saia da água salgada. A tarde fomos conhecer a famosa Praia dos Carneiros (ricos e famosos). Final de ano foi um trabalho conseguir entrar nessa praia que só tem acesso através de propriedades particulares que já estavam reservadas… Mas conseguimos achar um passeio que barco que nos levou para conhecer a região. Nunca tinha andado de barco pequeno. Achei legal demais hahaha. Conhecemos outro recife de corais e esse você encontrava ouriço, caranguejo e peixes dentro dos corais. Agora o batismo final, escorreguei no coral, cortei a mão, inchou e latejou de verdade. Conselho: coral inflama demais, mas é lindo de ver como ele abriga a vida, mas e daí? Vou de novo. Depois disso tudo chegamos a Praia dos Carneiros, nunca vi tanto iate junto na vida hahaha. Lá testei minha cara de pau de pedir para tirar foto na igreja para umas mulheres que pareciam que estavam modelando lá hahaha. A praia realmente tem um cenário paradisíaco.

Porto de Galinhas e as Piscinas Naturais
Piscinas Naturais e Praia dos Carneiros

E depois disso fomos para o estado de Alagoas, litoral norte, Maragogi. Quando cheguei tomei aquele susto de garota nerd, não tem sinal de celular e a casa afastada da cidade!! Mas amanheceu e junto veio a Praia de Antunes, com a sua água clara e calma, mas engraçado que nesse dia choveu hahaha. Depois fomos para o município de Japaratinga, cidade tão pequeninha, mas tão aconchegante e linda, dessa vez o sol chegou com força. Fiquei tão apaixonada pela praia que tomei banho com aquele sol escaldante e água morna. Mas sabe aquela situação de pessoas branquelas como eu, sem protetor vira um camarão, então protetor toda hora. Se você gostar de praias com mar calmo vá para o litoral norte de Alagoas e recomendo mesmo Japaratinga.

Antunes (Céu Claro e Céu Escuro)
Japaratinga

Passamos o Réveillon na praia de Maragogi com direito a vestido branco, sete ondas, fogos de artifício e abraço dos amigos. Ver os fogos foi lindo e viajar com amigos foi uma experiência diferente e maravilhosa, normalmente viajo muito mais sozinha. Voltamos para Aracaju depois de meio-dia e chegamos no final da tarde, pé na estrada. 2019 chegou e junto com ele novos sonhos e projetos. Farei 27 anos este ano e com isso veio a certeza que não sou uma menina mais, mas uma mulher que deseja mais do que tudo ser feliz e compartilhar momentos com pessoas fantásticas.

Feliz 2019 galera!

--

--

Jéssica Costa
A Garota do TI

Mestre em Ciência da Computação, GDE em Machine Learning e Cientista de Dados