EDITORIAL

Comentando sobre música, tevê e cotidiano de forma totalmente pessoal.

Johnatas Costa
#JhCritica
3 min readJul 31, 2020

--

A ORIGEM

Este blog nasce de um sonho de adolescência. Okay, isso soa clichê e até um pouco cafona, mas é verdade. O desejo de ter um espaço em que eu pudesse publicar todas as minhas reflexões sempre foi uma vontade minha. Porém, por inúmeros fatores (desde uma falta de conhecimento em como construir um site do zero passando pela preguiça e chegando à falta de inspiração para escrever com certa regularidade) esse plano sempre ficou no campo das ideias. Passaram-se os anos, adquiri um pouco mais de vivência, o Medium surgiu e os meus objetivos para criar um blog se alargaram. Agora eu posso falar sobre os assuntos que realmente gosto: música, novela, série, filmes, política, História… Enfim, sobre vários temas que, de fato, me interessam e chamam a minha atenção. Eis que surge o #JhCritica.

O nome pode parecer — e até é, rsrs — pretencioso, mas foi o único que achei. Em geral, eu sou péssimo para títulos — seja de um artigo científico ou de um conto — intitular as coisas não é comigo. Com esse espaço não foi diferente. Custei a pensar algo que tivesse “a minha cara” e que de alguma forma expressasse o que eu queria falar. Chego à conclusão de que ainda não consegui, haha, mas de todos os nomes possíveis (e disponíveis) “#JhCritica” tornou-se o mais adequado. Uni o meu nome “Johnatas”, com algo que gosto de fazer “criticar” (ou como digo: dar pitaco sobre as coisas) e adicionei um elemento do nosso tempo: “#”, a hashtag, que facilitará o compartilhamento das informações que eu for publicando online.

DISCLAIMER

Explicada a origem do blog, vamos a algumas explicações (ou uma medida para evitar futuras críticas, rs): Apesar do título do site enunciar, eu não pretendo aqui criticar fria e cruamente discos, séries, filmes e novelas. Não, isso não vai acontecer. Este é um espaço de comentário, reflexão e opinião. Tudo aqui é inteiramente pessoal. Eu sou mais um admirador dos gêneros aos quais me proponho a falar do que um crítico especializado com anos de estudo sobre o tema.

Nesse sentido, vamos para alguns esclarecimentos:

  • As minhas RESENHAS serão ~essencialmente~ sobre discos de música pop. Esta é a prioridade, mas não exclui a apreciação de outros gêneros. No limite, o que irá sempre prevalecer é o meu interesse no(a) artista e/ou no trabalho que ele(a) lançou.
  • Os meus comentários sobre TV e CINEMA serão mais pontuais e específicos. Falarei sobre novelas com uma frequência maior do que séries da Netflix, por exemplo, mas com certeza as produções seriadas que chamarem a minha atenção serão agraciadas com um post. O mundinho da sétima arte, segue o mesmo esquema: os filmes que assisti e me sentir interessado em tecer opiniões, eu farei. É muito provável que eu fale mais de cinema em meio a temporada de premiações (Oscar, Globo de Ouro, BAFTA Awards, etc.), porque apesar de admirar o universo eu sou um “cinéfilo de premiações”, ou seja, só vejo o que é indicado pelas organizações especializadas (hahahaha). Brincadeira, mas que também não deixa de ser verdade, rs.
  • Sobre OPINIÃO e LISTAS não tem muito o que comentar, né? Seções autoexplicativas… Porém, informo que pretendo estar sempre realizando algumas listas (principalmente sobre música), porque se tem algo que gosto de fazer é ordenar as coisas em uma lógica que muito me agrade.

Bem, tendo dito tudo, sejam todos bem vindo(as) ao #JhCritica! Que este seja um espaço de diversão, compartilhamento, diálogo e muita arte de qualidade.

--

--

Johnatas Costa
#JhCritica

Um mestrando em História noveleiro, fã da Madonna e que adora dar pitaco em tudo que pode