JMeter Teste de Carga

Cassiano Doneda
JMeter
Published in
4 min readSep 5, 2016

Requisições HTTP

Vamos usar o Apache JMeter para executar carga básica e testes de estresse em um ambiente web usando a interface gráfica do usuário para construir um plano de teste executando os testes em um servidor web.

Primeiramente, será criado um Grupo de Usuários no Plano de Teste nomeado como Umbler.

Para adicionar o grupo de usuários clique com botão direito no Plano de Testes, em seguida clique em Adicionar > Threads (Users) > Grupo de Usuários.

No campo Número de usuários virtuais configure com 100 threads e no tempo de inicialização em 1 ou 2. Se o Contador de Iteração for configurado como 1 o JMeter realizará a requisição somente uma vez por usuário.

Grupo de Usuários

Para adicionar uma Requisição HTTP clique com botão direito no Grupo de Usuários, em seguida clique em Adicionar > Testador> Requisição HTTP. Configure o Nome do Servidor ou digite o IP. Não é necessário colocar http:// no nome do servidor. Para testar a index do site no campo Caminho insira o caractere / ou digite o restante do caminho para outras partes do site.

Requisições HTTP

Agora precisamos colocar um ouvinte para gerar os relatórios. Para adicionar clique com botão direito no Requisição HTTP, em seguida clique em Adicionar > Ouvinte > Ver Resultados em Tabela. Outros ouvintes podem ser adicionados conforme necessidade.

Para analisar o teste realizado no JMeter criamos uma página no Servidor de Hospedagem Umbler. Criamos um domínio temporário e no menu Site > Visão Geral observamos a utilização dos recursos de CPU e memória RAM antes de executar o teste.

Antes do início do teste

Agora, no JMeter clique no Botão Iniciar. Veja na imagem do relatório Ver Resultado em Tabela que a primeira amostra foi iniciada às 18:54. Nas colunas são exibidos os resultados para cada amostra

Consumo de Memória e CPU

Nesse teste o status de todas as solicitações foi “sucesso” (indicado por um escudo verde com uma marca de verificação na mesma). Na coluna Amostra Tempo (ms) e latência mostram informações interessantes.

Latência: O número de milissegundos que decorrido entre o momento em JMeter enviou o pedido e quando uma resposta inicial foi recebida
Tempo da amostra: O número de milissegundos que o servidor levou para atender plenamente o pedido (resposta + latência).

O tempo de amostra será influenciado principalmente pela distância geográfica (que geralmente aumenta a latência) e o tamanho do item solicitado (o que aumenta o tempo de transferência).

Seus resultados pessoais irão variar a partir do exemplo. Experimente agora variar o número de threads e observe como o servidor se comporta.

Conclusão

JMeter pode ser uma ferramenta muito valiosa para determinar como sua configuração de servidor de aplicativos web deve ser melhorada, para reduzir os gargalos e aumentar o desempenho . Agora que você está familiarizado com o uso básico do JMeter , sinta-se livre para criar novos planos de teste para medir o desempenho de seus servidores em vários cenários.

O teste que usamos como exemplo não reflete com precisão padrão de uso de um usuário normal, mas JMeter tem as ferramentas para executar uma variedade de testes que podem ser úteis em seu próprio ambiente . Por exemplo, JMeter pode ser configurado para simular um usuário fazer logon em sua aplicação , o cache do cliente , e manipulação de sessões de usuário com regravação de URL. Há muitos outros samplers internos , ouvintes e ferramentas de configuração que podem ajudar a construir o seu cenário desejado . Além disso, existem plugins JMeter para melhorar a sua funcionalidade que estão disponíveis para download no http://jmeter-plugins.org/ .

--

--