Estratégia de Recrutamento e Seleção na J&J Brasil em tempos de covid-19

Johnson & Johnson Carreiras
jnjcarreirasbrasil
Published in
5 min readJun 5, 2020
Lucas Fernandes, Líder de Aquisição de Talentos J&J Brasil

Perguntas e respostas com Lucas Fernandes, Head de Aquisição de Talentos

Enquanto a pandemia continua evoluindo ao redor do mundo e em nosso país, é provável que muitos dos nossos candidatos tenham dúvidas sobre o processo de recrutamento. Pensando em reforçar nossa cultura e responsabilidade em garantir a melhor experiência aos candidatos que seaplicam em nossas vagas, entrevistamos Lucas Fernandes, Head de Aquisição de Talentos no Brasil, para esclarecer o que mudou — e o que não mudou — em nossa seleção de talentos, e o que os candidatos podem esperar em cada etapa de sua jornada conosco.

O surto de COVID-19 mudou o processo de recrutamento na Johnson & Johnson Brasil?
Boa parte da força de trabalho da J&J no mundo, incluindo o Brasil, trabalha agora remotamente. Para nossa equipe de recrutamento não é diferente, seguimos focados na continuidade de nossos negócios e em fortalecer a construção de áreas essenciais para a companhia.

Em relação ao processo em si, exceto por estar acontecendo 100% online, nenhuma outra mudança foi feita: as etapas — inscrição na nossa página de carreiras, avaliação de currículos, e entrevistas — continua seguindo o mesmo fluxo.

COVID-19 mudou alguma coisa na maneira como a Johnson & Johnson notifica candidatos sobre o status dos pedidos de emprego?Recentemente, a J&J Brasil incorporou a Shine, uma tecnologia inovadora global que permite que nossos candidatos vejam, em tempo real, em qual etapa do processo seletivo se encontram. Essa nova solução vem para reforçar a nossa responsabilidade com a experiência do candidato em nossos processos, provendo mais clareza sobre sua jornada conosco.

Além disso, para casos pontuais de vagas que, por qualquer razão, tenham tido seus processos congelados durante a pandemia, os candidatos estão sendo informados e atendidos individualmente por nossa equipe, caso a caso.

Sabemos que momentos como o que estamos vivendo agora podem ser especialmente desafiadores, e que as pessoas estão sendo impactadas das mais diferentes maneiras. Do nosso lado, estamos fazendo de tudo para que pessoas em busca de oportunidades se sintam apoiadas de todas as maneiras possíveis.

A situação da COVID-19 está evoluindo rapidamente. Como as entrevistas estão sendo conduzidas na Johnson & Johnson à luz disso?
Na J&J Brasil nós já usávamos tecnologias para recrutamento online há algum tempo, o que facilitou muito a adaptação a essa realidade. Devido às grandes proporções geográficas do nosso país, era natural que algumas vagas fora de São Paulo e São José dos Campos, onde estamos baseados, tivessem seus processos acontecendo remotamente. Nesse momento, por meio de tecnologias já utilizadas e algumas novas, 100% de nossas entrevistas estão acontecendo online.

Profissionais com interesse na Johnson & Johnson precisam ter alguma tecnologia especial para se candidatar a empregos ou participar do processo de entrevista digital?
Temos foco na experiência do candidato, e isso inclui ter empatia e encontrar as melhores soluções para que candidatos realizem seus processos. Dessa forma, nenhuma tecnologia especial é necessária: você pode se candidatar a empregos e participar do processo de entrevista digital a partir de qualquer dispositivo — smartphone, laptop, desktop ou tablet. E se, por algum motivo, isso não for possível, estamos dispostos a flexibilizar e realizar entrevistas por telefone ou outros meios não presenciais.

Como a Johnson & Johnson está fazendo o “onboarding”, ou integração, de novas contratações durante esse período?
Sempre que possível, o processo de integração tem sido totalmente virtual, porque a saúde e a segurança de nossos funcionários são nossa prioridade número um. Também aderimos ao trabalho em casa para todos os funcionários que podem executar seu trabalho remotamente. Quando o trabalho em uma instalação é essencial para desenvolvimento científico, instrução de prestação de serviços de saúde e para produção e fornecimento de nossos produtos mais essenciais, continuamos comprometidos com sua saúde e segurança em toda a cadeia de trabalho.

A experiência de ingressar em uma nova empresa — conhecer colegas, clientes, parceiros e se ambientar — é realmente especial e importante. Portanto, nosso time de RH está trabalhando em estreita colaboração com várias equipes para tentar replicar essa experiência em um ambiente digital.

Nesse novo cenário, os programas de estágio e trainee terão novas vagas abertas em 2020?
Estágio e Trainee são parte essencial de nossa estratégia de talentos, e nós valorizamos muito o conhecimento mais atualizado, a inovação, criatividade e energia que estudantes e recém-formados trazem para a J&J Brasil. Ainda não temos previsão para abertura de programas de estágio e trainee no ano de 2020, no entanto, encorajamos qualquer pessoa que tenha interesse nesses temas a acompanhar as redes sociais J&J Carreiras Brasil para saber as novidades em primeira mão.

A J&J Brasil sempre fez um trabalho muito próximo a estudantes e universidades, com participação ativa em feiras e eventos especializados. Com a impossibilidade destas iniciativas presenciais, como a Johnson & Johnson continua se conectando a estudantes?
Exatamente pensando em manter o foco nesse relacionamento com estudantes, fortalecendo nossas trocas e suas experiências com nossa marca empregadora, lançamos o Tardes com J&J, um projeto incrível que tem como objetivo promover um bate-papo descontraído e aberto entre estudantes, especialistas em carreira e convidados especiais, com o intuito de desmistificar temas, tirar dúvidas e dores comuns de quem está começando sua jornada no mundo do trabalho.
O Tardes com J&J já conta com mais de 1.000 estudantes inscritos, e ainda temos vagas disponíveis. As inscrições para participar dos eventos podem ser feitas aqui.

Inovação é parte do DNA da Johnson & Johnson Brasil. Como as equipes estão usando tecnologia para colaborar e inovar, mesmo trabalhando em casa?
Tanto a nível global quanto local, já estávamos em uma jornada para desenvolver boas práticas, ferramentas e políticas que permitam desempenhar nossas funções remotamente sem perder qualidade, o que nos ajuda a quebrar barreiras de localidade, permitindo colaborações sem fronteiras.

Reuniões digitais, compartilhamento de informações, fomento a inovação e colaboração e gerenciamento de projetos são algumas das atividades para as quais já vínhamos utilizando inúmeras plataformas tecnológicas que vão muito além das amplamente divulgadas como Skype, Microsoft Teams ou Zoom — essas modalidades de interação não são novas para nós, mas aproveitamos amplificamos o uso nas últimas semanas.

Qual a diferença observada no trabalho virtual durante esse período e o home office que já era praticado pela Johnson & Johnson?
Reconhecemos que trabalhar em casa agora não é a mesma coisa que trabalhar em casa há seis meses. Este é um momento no qual a rotina individual e/ou familiar está impactada por diversos fatores que podem gerar níveis de estresse adicionais e, reconhecendo a individualidade dos funcionários, estamos enfatizando que cada pessoa gerencie sua rotina e entregas, em conexão com seu gestor.

No que tange a trabalho em equipe e interações, temos sugerido medidas básicas que diminuam a “distância” entre as pessoas: ligar a câmera em interações virtuais, criar espaços nas equipes para compartilhar melhores práticas e promover o acolhimento. Estamos realmente abertos a medidas criativas — de café virtual, medidas de integração como “games” em equipe a happy hours. O importante é mantermos a conexão, dialogando, nos fortalecendo.

Como empresa de saúde, temos um foco especial na saúde física e mental. Portanto, todas as medidas citadas vão além de focar na alta performance do negócio, estão voltadas a seguir cuidando de nossos funcionários com o mesmo carinho destinado a nossos consumidores.

--

--

Johnson & Johnson Carreiras
jnjcarreirasbrasil

O nosso propósito e o seu talento, juntos, podem transformar a história da saúde na humanidade. Junte-se a nós! Vagas disponíveis: https://bit.ly/2ODhst0