Quem sou eu?

Ola, tudo bem? Aqui quem fala é o João. Sim, eu sei que você não me conhece, ainda, mas pode sentar um pouco que posso te explicar algumas coisas. Desculpa a redundância, mas não tem como a gente começar se não for do começo, certo? Então vamos ao que interessa.

Eu sou de Minas Gerais e não, eu não passo meu dia todo comendo pão de queijo e “passando um cafezinho” kk, mas a maioria do meu tempo eu passo na frente de um computador, tomando um cafezinho. Meu interesse por AI veio no final de 2016 para o inicio de 2017, quando eu comecei a guinar na faculdade de engenharia.

Falando nisso, eu curso engenharia de controle e automação no CEFET de Minas e comecei a me interessar muito por matemática lá, alem disso eu sou técnico em informática pela mesma instituição.

Depois da matemática eu comecei a me interessar por “drogas” mais pesadas dentro dela, como estatística, álgebra, análise numérica, equações diferenciais, etc e comecei a estudar alem curso para aprender mais sobre o assunto, dai eu acabei chegando nela, a inteligencia artificial, que como eu conto nesse post me fez querer estudar mais matemática para saber a fundo o que acontecia por trás de todos aqueles algoritmos.

Mas além da faculdade eu atualmente faço o Nanodegree de Engenheiro de Machine Learning da Udacity, alem de ter feito o curso de Introduction To Data Science In Python da Univercidade de Michigan, ministrado pelo Coursera, que foi o curso que me deu uma ideia inicial do que estaria por vim. Alem dos cursos eu já estudei pela Udemy, Fundação Bradesco, entre outras plataformas, sendo eles cursos de mineração de dados, deep learning, Excel, etc, tudo pode ser encontrado com detalhes no LinkedIn.

Mas é claro que, alem dos cursos, eu já estudei muito por conta própria, alem da matemática já citada. Com esses estudos eu aprendi a programar em Python, C, Java e Scala, sendo mais pró-eficiente na primeira, onde eu faço todas as aplicações de machine learning, deep learning e data analysis.

Bom, como todo estudante eu não vou ter aqui muito a apresentar sobre conhecimentos de industria e essas coisas, mas com toda certeza posso dar uma ideia de como é a perspectiva de um pesquisador na área. Além disso eu já atuei, dentro da faculdade, como monitor de programação estruturada em C, conhecida como Prog 1, onde tive oportunidade de poder ter algumas sacadas de debug e entender alguns problemas de programação.

Sobre minha área de pesquisa? Atualmente eu trabalho com computer vision e deep learning, mais especificamente com recurrent neural network e convolutional neural network, mas não posso dar mais detalhes porquê senão meus orientadores não vão ficar muito felizes. kk.

Para acompanhar as publicações acadêmicas e profissionais que estão para sair ou que já saíram vocês podem acessar meu PORTFÓLIO clicando aqui. Alem disso podem podem ir no meu LinkedIn e me adicionar a vontade lá, alem de pode entrar no meu GitHub que geralmente esta desatualizado, mas prometo que depois dessa publicação vou começar a atualiza-lo mais. Á, não esqueça do Instagram.

No mais é só isso pessoal, espero que gostem dos posts, além de se sentirem a vontade para interagir, tudo que for educado e civilizado irei responder e todas as coisas construtivas são bem vindas, até mais!