Suas redes sabem mais de você do que você, mas podemos mudar isso.

Acho que boa parte das pessoas que me leem são pessoas que ou são cientistas de dados ou são algum tipo de entusiasta da área. Com isso eu posso falar que o que eu irei dizer aqui pode parecer um pouco hipócrita, visto que também sou cientista de dados e, com isso, dependo deles para que minha área prospere, mas espero que todos entendam a mensagem que quero passar.

Com o passar do tempo eu me engajei mais nas redes sociais, como toda pessoa na internet, claro. E com isso eu me via perdendo muito tempo “rolando” meu feed com nenhuma informação agradável nele e mesmo sabendo manipular o algoritmo para poder vê só o que eu queria, se eu clicasse em alguma coisa que não era meu habito vê-la o algoritmo só me recomendaria aquilo e eu acabaria perdendo mais tempo tendo que tirá-la do meu feed.

Todos sabemos que as redes sociais querem o que é mais valioso que podemos dar para elas: os nossos dados. Para obter isso elas simplesmente desenvolvem algoritmos que fazem com que a gente fique preso dentro dela “revelando” o que mais gostamos de fazer.

Para entender o nível de gravidade de quantas coisas eles sabem de vocês, semanas atrás eu pensei em comprar um presente para minha namorada, o que você pode fazer para comprar esse presente? Pode perguntar ela o que ela gosta? Sim, pode. Mas eu queria fazer uma surpresa, então logo eu fui tentar saber o que ela gosta simplesmente entrando nas páginas de roupa que ela mais gostava e vendo o que ela curtiu e voilà! Acertei na mosca! Claro que depois contei para ela como fiz para acertar, mas isso é só a ponta do ice berg.

Agora imagina, se eu, com uma pesquisa rápida, sei o que ela gostava no momento, o que o qualquer rede social sabem dela? Ou de mim? Ou de você? Também tem a história famosa da Target que ficou sabendo da gravidez da menina antes mesmo dos pais dela.

O tempo que você gasta dentro de uma rede social é maior do que você está gastando fazendo mais da metade das coisas que você considera produtivas, e elas são feitas para você gastar esse tempo nelas e, provavelmente, você irá gastar.

Esse post é mais um porquê de que eu acabei parando de escrever aqui e o porquê de eu ter voltado, eu desinstalei todas minhas redes sociais, sem mais perda de tempo, claro tive que deixar Whatsapp, LinkedIn e E-mail, mas as demais tudo se foi e o próximo passo é literalmente deletar minha conta, não sei quando, mas algum dia irei fazer.

Seus dados pessoais são a coisa mais importante que você tem, não dê tão facilmente para nenhum site, seja ele qual for e seja dados gerais ou comportamentais, não deixe as redes saber o que você quer fazer, faça você.

Tudo isso está parecendo muito uma historia de teoria da conspiração e essa não é minha intensão aqui, minha intensão é chamar atenção para que se você quer gastar tempo nas rede sociais então gaste sabiamente, dê seus dados a eles sabiamente e não deixe que eles saibam mais de você do que você mesmo.

Bom gente, foi essa mensagem que eu queria passa, não esquece de dar o clap, de me seguir e se quiser me adicionar no LinkedIn ou me acompanhar no GitHub (que estou atualizando) fiquem a vontade. Até mais!