Um desabafo de um cientista

Esse texto não tem haver com nada, diretamente, do meu Medium, é mais algo pessoal, algo que eu vejo que vem acontecendo no Brasil e que me deixa muito triste e com pensamento de “Qual vai ser o futuro na nação?”.

Todo mundo sabe que o Brasil é um país anti educação, sempre foi, não existiu um governo que focou nisso. Nós vivemos em uma crise educacional que se espalha por décadas, e pior, alunos que não fazem o minimo e acham bonito serem abaixo da média. Mas mesmo com tudo isso o Brasil ainda tem uma ciência razoável, a trancos e barrancos, nós somos sobreviventes!

Durante 3 anos eu trabalhei com matemática aplicada sem receber nada, nunca reclamei, não me arrependo e foi um momento muito prazeroso pra mim, contudo quando acabamos de escrever nosso artigo e queríamos publicar tomamos uma portada na cara por falta de verba para a ciência, sim! Para a ciência!

Depois desse tempo trabalhando com matemática aplicada eu “mudei” de área e decidi começar a mexer com inteligencia artificial, mais precisamente deep learning, como meu blog já conta, e finalmente “decidi pedir” uma bolsa de amparo.

Foi aprovado e, como um soco no estomago, a fundação de amparo disse que está sem verbas para pagar os pesquisadores. Sem verba para ciência! Sim, para ciência!

Brasil, qual o seu problema? Já vivemos em uma sociedade que é a que menos acredita em ciência, gente que fala que vacina não tem utilidade, falando que a Terra é plana, em pleno século XXI tem gente falando isso!!! Como? E ainda agora não tem dinheiro para ajudar as pessoas que querem fazer essas coisas mudar!

Por causa da ciência que você está lendo esse texto, seja no celular, no computador ou tablet. É importante colocar uma coisa na sua mente: você provavelmente estaria morto se não fosse antibióticos ou vacinas.

Existem pesquisadores que dão a vida deles quase que inteira para te dar conforto e muitos deles sobrevivem com 1000, 2000, 3000 reais, para sentar a b*nd* na cadeira e estudar, e ainda ouvir de pessoas falando “você não trabalha, só estuda?”.

Agora esses pesquisadores podem falar que não trabalha, afinal de contas eles não recebem mais nada. Pessoas sem dinheiro para sobreviver, vivendo em cidades caras, simplesmente sem amparo algum.

Até quando vamos ter essa desvalorização na educação e ciência do país? Como vamos ser uma nação respeitada se temos que importar todas tecnologias de fora? Iremos eternamente ter as coisas de pior qualidade no final? Até quando?

Quando o governo aprender que só a educação salva, quem sabe, a gente não pode ser como países como Coreia do Sul, Japão, Finlândia, etc. Até lá, o Brasil vai continuar sendo um país obsoleto, aonde quando a corda aperta a primeira coisa a se fazer é cortar em educação, saúde e segurança.

Bom, Desculpem o desabafo, mas eu precisava falar alguma coisa. A partir da semana que vem, sim a de carnaval, volto a postar coisas boas de AI. Obrigado pela atenção!