Os drivers da inovação e criatividade no ambiente empresarial

Existem muitos conceitos diferentes sobre o que é inovação e criatividade no ambiente empresarial. Porém, em uma opinião todos os empresários convergem: depois da chegada da era da informação estes pontos se tornaram indispensáveis para a perpetuação de uma empresa bem sucedida.

Com a qualificação do mercado, cada vez mais os empresários procuram ser competitivos e buscam especializações sobre o assunto. Inovação de processos, de produtos, criatividade empresarial e inspiração são assuntos muito recorrentes nos grupos de gestão. Porém, existe um problema: muitas empresas que dizem ser inovadoras e criativas na verdade apenas usam este discurso para se sentir integradas aos movimentos do mercado. Por vezes, obtêm vantagens mercadológicas e acabam frustrando quem faz a utilização do produto ou serviço.

Mais do que a especialização técnica é necessário ter duas coisas: coragem e coerência. A coragem é intimamente ligada à inovação, pois para inovar é necessário sair da zona de conforto, abandonar antigos vícios e algumas vezes verdades absolutas. A coerência, por sua vez, é indispensável nos processos criativos, pois criatividade sozinha não é efetiva. Ela precisa ser direcionada para resolver problemas com inteligência.