London Speakers Corner

Quando estive em Londres neste ano tive a oportunidade de conhecer um dos lugares mais curiosos que já vi: o Speakers Corner. Este lugar é situado no Hyde Park onde qualquer cidadão pode fazer um discurso criticando qualquer um, com exceção da Família Real e do governo inglês.

Foi ali que aconteceram as primeiras fagulhas da revolução francesa e este local já foi palco de discursos de pessoas como Karl Marx, George Orwell e Vladmir Lenin.

O orador tem de estar sobre um caixote sempre. Pois, segundo a tradição britânica, se o orador não estiver pisando em solo inglês ele estará isento das leis e tradições britânicas.

Porém, isso não quer dizer que eles possam desrespeitar as leis do lugar. Por isso existe um código de conduta que funciona como simples lembretes para manter a ordem do lugar. No Hyde Park são as seguintes:

– Não use linguagem ofensiva;
– Respeite opiniões diferentes;
– Seja cortês com as pessoas que falam e o público;
– Se tiver outras pessoas esperando, limite o seu tempo a no máximo 10 minutos.

O Speakers Corner foi um dos lugares que eu mais gostei de ter conhecido. E toda essa diversidade de opiniões e respeito mútuo (apesar de críticas ácidas à opiniões alheias) foi muito inspirador.

Principalmente porque fiquei pensando como seria se um lugar, como o Facebook, onde acontecem diariamente muitas tretas envolvendo opiniões, tivesse um código de conduta semelhante. Fica a dica!