Startup Weekend Caxias do Sul, um relato sobre a minha primeira vez

Texto de 2015

O Startup Weekend é um evento que dura 54 horas ao longo de um final de semana onde empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unem para compartilhar idéias, formar equipes e criar startups (roubei essa descriçãozinha lá do http://brasilia.startupweekend.org/). Sempre gostei bastante de temas relacionados ao empreendedorismo e isso é algo que se reflete na minha vida profissional e nos projetos que desenvolvo.

O Startup Weekend Caxias do Sul pareceu ser o ambiente ideal para poder entrar em contato com pessoas que também gostam do assunto, mas mais do que isso: querem fazer acontecer.

O final de semana começou com algumas palestras, seguido da apresentação das ideias do pessoal que estava no evento. Foi um momento muito legal, porque dos 70 inscritos, 50 apresentaram ideias. Em seguida estas ideias entraram em votação, cada pessoa tinha direito à 3 votos.

A ideia que apresentei foi uma das 10 mais votadas, portanto começamos a montar um time conversando com o pessoal. Alinhamos alguns pontos do projeto e fomos pra casa descansar. A gente nem imaginava, mas as próximas horas seriam muito cansativas, estressantes, corridas, mas é claro: muito recompensadoras.

No dia seguinte começamos cedo com um café da manhã que o pessoal da organização preparou para nós. Em seguida demos início aos primeiros esboços no Business Model Canvas, uma metodologia que eu já conhecia mas nunca havia utilizado na prática. Com o passar do tempo e o desenvolvimento do modelo de negócios o cara começa ver a extrema utilidade, facilidade e dinamismo que o Canvas possui na construção e validação da ideia.

Após algumas pesquisas vimos que já existiam serviços bem similares ao que a nossa equipe pretendia desenvolver. A apresentação final estava marcada para as 17 h do Domingo e já era 16 h de sábado. Chegamos à conclusão que tínhamos que encontrar algum diferencial muito especial, que valesse a pena desenvolver, ou pivotar a ideia. Caso você não saiba, pivotar a ideia seria desapegar e recomeçar ela do zero. TENSO.

Como trabalho com publicidade, sempre achei que fosse desapegado das ideias, porém foi realmente difícil desapegar de algo que você investe tanto tempo e energia. Acontece que era melhor desistir naquele momento do que continuar insistindo, porque quanto antes a gente começasse outra ideia, melhor. Fail fast!

Após a definição da nova ideia os devs começaram o desenvolvimento do serviço enquanto eu ia trabalhando no layout, mockups e auxiliando o pessoal na construção do modelo de negócio.

As jornadas de trabalhos eram alteradas com as palestras e treinamentos, o que ajudava a clarear um pouco as ideias e nos preparar para os pitches.

Na hora de apresentar as ideias finais para os jurados o cansaço era visível por todos os lados, mas o negócio só termina quando acaba não é mesmo?

E acabou que a nossa equipe ficou em segundo lugar!

O Startup Weekend é algo muito transformador e com certeza me mudou muito. Por acontecer tudo em um período tão concentrado de tempo deu pra visualizar bem algumas coisas.